Como calcular o custo da mão de obra indireta? Como você já sabe, a mão de obra indireta é aquela que não está diretamente relacionada ao produto. Assim, diferentemente da mão de obra direta, não é possível dimensionar a sua participação na produção de cada produto, como exemplificamos no cálculo anterior.
Significado de Mão de Obra
Como calcular o custo de mão de obra direta
O preço de obra não é determinado só pela soma dos custos e da mão de obra com uma margem de lucro fixa. O fator intangível tem grande influência no valor percebido do imóvel pronto. Além disso, usar a tabela Sinapi e o CUB vai te ajudar a fazer todo o cálculo sem estresse.
Custo da mão-de-obra: – Refere-se aos gastos com funcionários que aplicam sua força de trabalho na transformação de matérias-primas em produtos de forma direta ou indireta. – Inclui a remuneração e os encargos sociais e trabalhistas.
Mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada aos gastos com o pessoal envolvido de modo direto com a produção de determinado bem ou serviço. Quer dizer, o custo da mão de obra direta diz respeito aos valores destinados ao pagamento dos profissionais que são responsáveis pelo que a empresa faz.
Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, ...
Era utilizada a mão de obra escrava indígena, visto os conhecimentos que possuíam sobre as diversas especiarias. Mais tarde, a escravidão indígena foi proibida e substituída pela mão de obra escrava vinda da África. Saiba mais sobre a Escravidão Indígena no Brasil Colonial.
As regiões da África que eram usadas para a capturar africanos foram das regiões litorâneas da África; Senegâmbia, Angola, Congo. O tráfico negreiro foi responsável pela escravidão no Brasil ao longo de300 anos dessa prática.
As vendas eram feitas por negociação em forma de troca entre africanos e portugueses e eram transportados por navios mas antes de chegar aos portos eram obrigados a andar quilômetros, vigiados por homens armados.
Era feito através de um sistema denominado "tráfico negreiro", em navios em péssimas condições - má iluminação e ventilação. Os prisioneiros não tinham alimentação adequada e a maioria morria antes de chegar ao Brasil.