O agachamento é uma ótima opção para quem deseja tonificar os músculos das pernas e glúteos. Uma das variações desse exercício é o agachamento isométrico. O movimento é um exercício isométrico, ou seja, baseia-se em usar os músculos do corpo em uma posição fixa durante um período de tempo.
Isometria refere-se a um treinamento estático, em que o músculo ou um grupo fica em contração, ou seja, sustentando a posição por um tempo determinado. Esse tipo de exercício ajuda a melhorar a resistência física e fortalecer a musculatura.
Esse exercício pode, entre seus diversos benefícios, te ajudar a levantar mais peso no agachamento. Precisa falar mais? Como fazer: apoie as costas na parede e dobre as pernas, como se fosse sentar numa cadeira (que obviamente não existe). Mantenha as pernas paralelas e os pés alinhados aos ombros.
Resumo da notícia
CORE: A prancha recruta os músculos abdominais, como o reto abdominal, a musculatura profunda, o transverso abdominal (estabilidade da coluna vertebral) e os oblíquos (movimentos de rotação). Por recrutar toda a região do core, auxilia no fortalecimento dos quadris e lombar --prevenindo quadros de dores nas costas.
O transverso do abdômen é o músculo mais profundo e mais importante do grupamento abdominal na prevenção da instabilidade lombar graças à orientação horizontal das suas fibras, funciona como uma cinta, sustentando e fornecendo a estabilização dinâmica da coluna lombar durante a postura estática e a marcha.
Desenvolvimento dos músculos do CORE: abdominal, lombar, glúteo e estabilizadores do quadril, ou músculos do core, têm como função manter a região do quadril estabilizada.
Com o agachamento, chamado de pistol, por exemplo, você trabalha de uma só vez a força de quadríceps, glúteos e pernas, fora a capacidade de descer e subir sem cair.
“Os músculos abdominais tem a função de proteger os órgãos situados na cavidade abdominal além de colaborar com os músculos do dorso nos movimentos do tronco, na manutenção da posição ereta e na estabilização da pelve quando se movimentam os membros inferiores”, reforça.
O agachamento unilateral é uma forma interessante de modificar o movimento para o treino de pernas. ... Basicamente, o que caracteriza o agachamento unilateral é a utilização de apenas um lado do corpo, para o movimento simultâneo de flexão e extensão de quadril e joelho.
O agachamento unipodal é uma tarefa de descarga de peso complexa, em que vários músculos atuam em conjunto(16).
Uma maneira de tornar o seu treino mais desafiador é optar pelo exercício unilateral. O exercício unilateral é qualquer treinamento que envolve isolar e usar os músculos de um lado do corpo de cada vez.
O agachamento é um dos exercícios mais eficientes para deixar o bumbum durinho e as coxas definidas. ... O agachamento búlgaro tem foco na força e trabalha músculos como os quadríceps, os glúteos e os deltoides (músculos que cobrem o ombro). Além disso, é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar as coxas.