O subjetivismo é a ideia de que não há outra realidade além da realidade do sujeito. É correspondente ao solipsismo, quando em se tratando de análises textuais, como em literatura. ... O subjetivismo é a doutrina filosófica que afirma que a verdade é a mentira individual.
O Objetivismo ou o positivismo O conhecimento científico é objetivo porque define que, em determinadas circunstâncias (condições) um determinado fenómeno acontece. A ciência estabelece uma relação entre causa e efeito e define uma lei (científica). Um conhecimento objetivo é uma teoria sobre o mundo.
Do ponto de vista moral, o Objetivismo defende as virtudes do autointeresse racional – tais como o pensamento independente, a produtividade, a justiça, a honestidade e a autorresponsabilidade.
O subjetivismo idealista tem como prioridade o ato da fala e vê a essência da língua na criação individual. ... Nessa teoria, encontramos a enunciação como resultado da expressão da consciência individual, sendo, nesse caso, como um espelho do que o falante traz na sua psique.
Podemos definir o paradigma objetivista como sendo aquele que se preocupa com a objetividade do sistema avaliativo, em geral buscando continuidade com o rigor das ciências naturais. ... Esse paradigma se manifesta, por exemplo, nas provas e concursos tradicionais.
OBJETIVISMO ---No REALISMO passam a usar uma representação mais fiel da realidade; os fatos são reais independentes da sua consciência; falam abertamente dos seus medos , esperanças e desejos ./// UNIVERSALISMO --no realismo todos os princípios que regem os homens devem ser universais e as pessoas e os grupos sociais ...
França
O principais autores do movimento literário Realismo no Brasil foram Machado de Assis (1839-1908), Raul Pompéia (1863-1895) e Aluísio Azevedo (1857-1913). Os dois últimos e suas obras também são enquadradas no movimento Naturalismo.
Já no Simbolismo português (1890-1915), os principais autores são: