EQST

Onde Se Localiza O Processo Alveolar?

Onde se localiza o processo alveolar?

O processo alveolar está localizado em cima do osso basal, que fica abaixo do ápice (ou extremidade) da raiz do dente, explica a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pittsburgh.

Quais as camadas do osso alveolar?

O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.

Como o processo alveolar é dividido?

Os processos alveolares sao as porções da maxila e mandíbula que suportam as raízes dentárias. O processo alveolar pode ser dividido em osso alveolar propriamente dito, radiograficamente conhecido correspondente a lâmina dura, que reveste internamente o alvéolo.

O que é reabsorção alveolar?

A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo.

O que é reabsorção óssea dentária?

A reabsorção óssea no movimento ortodôntico, quando induzido por forças leves/moderadas, ocorre na superfície da cortical óssea alveolar em frente à área de compressão do ligamento periodontal, sendo, por isso, denominada reabsorção óssea frontal.

O que é reabsorção de raiz?

Também chamada de reabsorção radicular, essa complicação é uma lesão que acaba por encurtar a raiz do dente, fazendo assim, com que o dente perca volume. As causas podem ser bem variadas, já que podem ser tanto internas quanto externas.

O que é dilaceração radicular?

A dilaceração radicular é uma anomalia dentária de forma caracterizada por uma curvatura anormal na raiz em relação a coroa do dente, pode ser encontrada na literatura como acotovelamento dentário, fratura traumática intrafolicular, luxação traumática intrafolicular, desvio ou curva na relação linear da coroa de um ...

O que quer dizer Hipercementose?

Hipercementose é um problema que afeta o formato e a superfície das raízes dos dentes. Mais especificamente, caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de um material chamado cemento na raiz de um dente, resultando em um formato anormal, como explica um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.

Como extrair um dente com Hipercementose?

Nos casos de hipercementose, o cemento continua a ser depositado e forma uma raiz larga e bulbosa, difícil de ser removida através da técnica exodôntica fechada, pois o uso de força excessiva a fim de expandir o osso pode resultar na fratura da raiz ou da cortical vestibular, tornando o procedimento mais difícil.

O que é Concrescencia dentária?

Não há alteração no número de dentes. Concrescência: Nesse tipo de união dentária, a ligação se dá através do cemento (raízes) e não há união da porção dentinária. Mais frequente em terceiros molares. ... É mais comum em dentição decídua (de leite) e há a diminuição na contagem dos dentes, visto que dois dentes viraram um.

Qual a diferença entre fusão e geminação?

A diferença entre a geminação e a fusão é pela contagem na arcada. Na fusão há uma redução no número de dentes na arcada, mas na geminação a contagem é normal. Concrescência – é a união de dois dentes adjacentes apenas por cemento sem confluência da dentina subjacente.

O que é Macrodontia?

A macrodontia é um distúrbio do desenvolvimento que causa a formação de um dente com tamanho anormal. E pelo que o nome mesmo nos diz, um dente muito grande. Por se tratar de um dente muito maior que o tamanho normal, a macrodontia vai causar uma série de problemas na cavidade bucal.

O que é Microdontia?

Entre elas existe a microdontia que é das anomalias mais frequentes e é uma condição em que os dentes são menores do que o tamanho normal, podendo envolver todos os dentes, ser limitado a um único dente ou um grupo de dentes.

O que é a hipodontia dental?

O termo Hipodontia tem sido usado para descrever agenesias de um a 6 dentes, excluídos os terceiros molares Objetivo: avaliar a prevalência e a distribuição de hipodontia numa população, através de análise de radiografias panorâmicas.

Quais os tipos de pigmentação que a estrutura dentária pode sofrer?

A cor dos dentes pode variar do cinza ao violeta ou castanho-amarelado, mas em todos os casos apresentam uma tonalidade opalescente ou translúcida. A hipoplasia do esmalte pode ser definida como uma formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte.

Em qual fase da Odontogênese ocorre a anomalia de forma?

6. Anomalias que ocorrem durante os Estágios de Iniciação e Proliferação Geminação (Anomalia de Forma) Tentativa de divisão do germe dental por invaginação, resultando na formação incompleta de dois dentes.

O que é uma agenesia?

Agenesia dental é uma anomalia caracterizada pela ausência congênita de dentes, desde que comprovada por meio de radiografias.

O que causa a agenesia dentária?

É ainda difícil de definir o que causa a agenesia dentária, mas a teoria mais aceita é de que seja por conta de alguma alteração na expressão dos genes. Assim, acontece uma deficiência genética. Mas, além disso, há também fatores ambientais que podem estar ligados à agenesia.

O que é agenesia cerebelar?

A agenesia do corpo caloso é uma doença causada por um defeito congênito que consiste numa ruptura da migração das células cerebrais durante o desenvolvimento fetal, que pode ocorrer devido a defeitos cromossômicos, infecções virais na mãe, exposição do feto a certas toxinas e medicamentos ou devido à presença de ...

O que é Síndrome da brida amniótica?

A síndrome da brida amniótica é descrita como um conjunto de malformações congênitas que incluem desde pequenos anéis de constrição em torno dos membros e dedos fetais, com ou sem amputação dos mesmos, até anomalias congênitas maiores, múltiplas ou isoladas.