Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
As amilases presentes na farinha transformam o amido em maltose para ser utilizada pelo fermento. Além destas transformações, uma parte dos açúcares são transformados pelas bactérias acéticas e as bactérias lácticas em ácido acético e ácido láctico, respectivamente.
São os processos que ocorrem na boca, no estômago e no intestino delgado. A mastigação promove o amolecimento do alimento, enquanto a saliva, produzida pelas glândulas salivares, contém amilase, a enzima responsável pela quebra do amido, transformando-o em maltose.
O iodo se liga ao amido através da reação química, dando origem a um composto de coloração arroxeada. Coloque a farinha de trigo no recipiente com água e agite até formar um precipitado.
A coloração azul intensa ocorre devido à formação de um complexo formado pela oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose. Como a amilopectina não apresenta estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa.
Nas folhas, o amido é sintetizado nos cloroplastos, mas em tecidos não clorofilados é formado nos amiloplastos (leucoplastos). O teor de amido nas folhas aumenta durante o dia em virtude de o transporte de assimilados no floema não acompanhar a taxa de acúmulo promovido pela fotossíntese.
Estruturalmente, o amido é um homopolissacarídeo composto por cadeias de amilose e amilopectina. ... Já a amilopectina é formada por unidades de glicose unidas em α-1,4 e α- 1,6, formando uma estrutura ramificada.
A extração do amido de milho é realizado em sua grande maioria, pelo processo de moagem via úmida, cuja finalidade é o aumento de eficiência na separação das partes que compõe o grão de milho: gérmen, endosperma e pe- ricarpo. O amido é extraído a par- tir do endosperma (Figura 1).
Confira algumas opções para substituir o amido de milho:
Existem 70 calorias em 1 colher de sopa (20 g).
A farinha de arroz é a principal substituta da farinha de trigo nas receitas porque proporciona o espessamento da massa, assemelhando a textura de ambas as massas. Prefira a versão de arroz integral.