Descubra como texturizar o cabelo curto com a fitagem. Umedeça bastante os fios e não tenha dó de abusar do creme de pentear e dos óleos. Duas dicas de ouro farão toda a diferença na texturização: use grampos para separar o cabelo em partes e passe o creme apenas nas pontas dos dedos antes de aplicar no cabelo.
Aprenda o passo a passo para fazer a texturização de cachos com coquinhos
O método usado para cachear os fios é simples: basta separar o cabelo em mechas e, na hora de passar a chapinha, torcer e deslizar o aparelho. O resultado são mais abertos e volumosos.
Como definir os cachos na transição
Com os fios limpos secos ou úmidos, aplique o creme para pentear que você costuma usar. Separe o cabelo em partes menores para facilitar a técnica. Pegue uma mecha - se for mais grossa, os cachos serão mais abertos; se for mais fina, você terá cachinhos - e enrole-a no acessório (bigudinho ou bobe).
Tabela de Comparação dos Melhores Ativadores de Cachos
Outra forma de atravessar a transição capilar é cortar os cabelos de pouquinho em pouquinho, eliminando a parte alisada sem pressa. Aqui, a dica é contar com boas técnicas de texturização dos fios. Elas vão uniformizar e disfarçar a aparência das duas texturas, a natural e a alisada.
Para preservar ao máximo a saúde do cabelo, evite usar ferramentas de styling como secador, chapinha e babyliss durante a transição capilar. A alta temperatura tende a deixar os cabelos ressecados, então é muito prejudicial nesse processo.
Hidratação caseira para cabelo cacheado: conheça receitinhas incríveis!
Quem tem cachos deve lavar os fios, em média, três vezes por semana. Se o cabelo for crespo e volumoso, duas vezes por semana são suficientes para não danificar os fios.
A transição capilar exige um cuidado especial na hora de lavar o cabelo, a começar pela temperatura. Nesse momento, você deve fazer a lavagem em água morna, uma vez que a quente pode aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo.
Lavar o cabelo apenas 2 vezes por semana é melhor para os fios, diz expert.
“Você pode lavá-lo quantas vezes quiser. Contudo, deve passar xampu não mais do que três vezes por semana”, explica o profissional. Ele recomenda condicionar seu cabelo primeiro, antes de lavar com um xampu para cabelos tingidos – eles costumam ser mais suaves e ajudam a preservar a cor por mais tempo.
Lavar os cabelos: fatores que pesam O mais recomendável é que você consulte um dermatologista para identificar o ideal para suas madeixas, mas a indicação mais comum pelos profissionais é de que se lave os fios, no máximo, 2 vezes por semana ou de 3 em 3 dias! Essa conta, no entanto, depende muito de cada caso.
A frequência com que o cabelo deve ser lavado acaba variando de acordo com o tipo de couro cabeludo e cabelo de cada pessoa. A dermatologista afirma que eles podem ser higienizados diariamente ou até em dias alternados.
“Uma pessoa que lava o cabelo todos os dias e sempre com água quente, agride os fios e o couro cabeludo, podendo levar ao ressecamento e também à descamação da pele”, explica o especialista. ... “Massagear suavemente o couro cabeludo é a maneira certa de lavar e remover resíduos.
Aplicar shampoo na raiz e condicionador nas pontas O motivo dessa dica é que o shampoo, por abrir as cutículas dos fios, pode ser muito agressivo para as pontas dos cabelos, região que costuma estar mais fragilizada. Já o condicionador deve ser aplicado nas pontas dos cabelos e não na raiz.