Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico pode ser suficiente para limpar a ferida e possibilitar a re-epitelização.
Se tecido de granulação predominante use Hidrofibra preferencialmente. Na presença de alta colonização use versão c/ Ag. Feridas com Infecção Controle da infecção, odor, exsudato e desbridamento s/n 1ª opção Calêndula 05% gel 2ª opção Babosa 25% gel 3ª opção Hamamelis 10% gel Papaína 10% gel se necrose predominante.
Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).
As feridas infectadas deveriam ser tratadas sistematicamente usando a terapêutica antibiótica adequada. Os organismos patogénicos deveriam ser identificados o mais rapidamente possível após colheita de amostras para cultura e estudo de sensibilidade. Os antibióticos tópicos não têm lugar no tratamento de feridas.
As bolhas de pus são uma infecção muito superficial da pele e nunca deixam cicatrizes. O melhor tratamento (e o mais econômico) para destruir os estafilococos causadores do ponto branco é uma solução de 1:120 de um branqueador e água. Prepara-se misturando uma parte do branqueador com 2 litros (1/2 galão) de água.