Hortaliças verdes: cuja cor é dada principalmente pela clorofila, pigmento pouco solúvel na água. Na presença de ácido a clorofila transforma-se em feofitina de cor verde-oliva ou marrom. ... Estes pigmentos não são solúveis, nem se modificam pela cocção ou acréscimo de álcali ao meio de cocção.
Os vegetais, de modo geral, submetidos à cocção pela fervura, perdem de 10 a 50% de sua vitamina C. Pela cocção a vapor as batatas perdem de 5 a 20% de vitamina C; as leguminosas, cerca de 15%; as frutas, 20%; as hortaliças, 70%.
A decomposição das clorofilas é afetada pelo pH dos tecidos. O pH básico (9,0) torna a clorofila mais estável ao calor, quando comparada ao pH ácido (3,0).
Para evitar a ocorrência dessa rea- ção e assim preservar a cor verde de verduras e vegetais, deve-se cozinhá- los rapidamente ou acrescentar bicar- bonato de sódio durante a sua prepa- ração. ... Quando verduras e vegetais são preparados por meio do cozimento, mudanças químicas podem ocorrer na estrutura da clorofila.
As plantas são verdes devido à presença de uma pigmento verde natural chamado clorofila. a luz do sol que é absorvida pela clorofila.
quando ele estiver cozido, é preciso mergulhá-lo em água gelada a fim de parar o cozimento e para conservar a cor bem verde. Você pode esquentá-lo novamente em água fervente com sal, num caldo de carne ou num pouco de manteiga quente.
Colocar a panela no fogo e em seguida o alho triturado, o tempero e despejar o chuchu no óleo ainda frio. Isto mesmo, frio. Tampar a panela, e pingar água aos poucos para que o mesmo não agarre no fundo da panela. O chuchu ficará bem verdinho!
Dica: Utilize água gelada para interromper o cozimento do brócolis mais rapidamente e garantir a cor bem verdinha. Retire o brócolis da água gelada e deixe secar em uma peneira ou sobre um pano. Prontinho!
Como aproveitar o brócolis amarelado Se o seu brócolis ainda não amarelou completamente nem começou a mofar, você ainda pode salvá-lo. Separe os florestes verdes para cozinhar e jogue o restante fora. Se necessário, raspe as florzinhas do brócolis com uma faca, para eliminar as que estão amarelas e ruins.
Brócolis - Suas folhas, flores e talos são comestíveis.
As inflorescências do brócolis ramoso e as do brócolis de cabeça apresentam coloração que varia do verde ao azulado quando as flores ainda não se abriram, sendo essa a característica mais marcante da espécie. As inflorescências e hastes grossas constituem a parte comestível da planta.
Método 3 de 3: Matando bichos com água salgada
Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Higienizar o brócolis Lave o brócolis sobre água fria para remover as impurezas. Se quiser higienizar o brócolis coloque-o em um recipiente com água e 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco ou de maçã e deixe ficar por 15 minutos.
No caso de haver algum besouro que esteja comendo as folhas, também pode-se optar pela utilização de uma calda repelente à base de pimenta e fumo. Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias.
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
Outra recomendação é pulverizar as hortaliças com chás repelentes, acrescidos de sumo de cebola, chá ou tintura alcóolica de alecrim, chá de fumo de corda e alho, ou então, pimenta malagueta agregada à solução de sabão. Isso pode ser feito uma vez a cada 15 dias.
Inseticida natural para combater lagartas em alface e repolho