Um projeto luminotécnico é elaborado a partir da análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os espaços e do cálculo do nível de iluminação para um conforto visual eficiente. Esse tipo de projeto deve ser desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores.
E quanto custa um projeto luminotécnico? O valor cobrado pelo light designer dependerá fortemente da extensão e complexidade do projeto luminotécnico. Influenciam no preço, ainda, a necessidade de uma renderização 3D, além da experiência e nome do profissional. Estima-se que o preço mínimo gire em torno de R$ 2.
PLANTA DE FORRO E PONTOS DE ILUMINAÇÃO Podem ser de sobrepor, de embutir, pendentes, abajur… dá para criar diversas opções e ter diferentes visuais no ambiente! É nessa planta também que enumeramos os circuitos, ou seja, quais luminárias acenderão juntas e quantos interruptores serão necessários.
7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV
5 tipos de iluminação para sala de estar
Dicas de como colocar spots de luz
Na verdade, a resposta é bem simples: o espaçamento entre eles deve ser, em média, de 75 centímetros a 1 metro. Esta medida de distância dá um efeito de cascata (o efeito da luminosidade na parede) mais harmonioso, deixando o ambiente mais leve, porém sem ambientes mal iluminados.
Ao contrário dos armários de roupas, um local onde o ângulo superior é bem-vindo é na cozinha. Nesse ambiente, os spots podem ser instalados sob os armários para ajudar no preparo dos alimentos. O direcionamento frontal para o usuário é desagradável e deve ser evitado para não provocar acidentes.
5 dicas para criar a iluminação de sala de TV ideal
“Uma boa dica é utilizar lâmpadas de temperatura de cor amarela, pois estas são mais relaxantes”. Se o pé direito da sua sala for pequeno, evite utilizar lâmpadas halógenas, pois estas também esquentam muito. A arquiteta indica cuidado especial com a iluminação posta acima do sofá.
Iluminação na sala de jantar Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
Inserindo a luz de LED Com o vidro em mãos e com bastante cuidado, cole o papel espelho com cola transparente para vidros e; Após esse processo, insira o vidro frontal de volta na moldura e cole as fitas de LED por todas as laterais da moldura.