Significado de Reles adjetivo Sem valor; de qualidade ruim; merecedor de desprezo; grosseiro, ordinário ou insignificante. Etimologia (origem da palavra reles). De origem questionável/ talvez de relé ou ralé.
A palavra relé é de origem francesa (relais) e caracteriza um interruptor eletromecânico muito comum na eletrônica. A palavra relê significa a mais coisa e a grafia diferente da palavra é dada por influência do inglês (relay).
O funcionamento do relé diferencial de corrente baseia-se na comparação das correntes elétricas que circulam entre dois terminais de um equipamento ou sistema. Caso haja uma diferença específica entre essas correntes, o relé envia um sinal de atuação para o disjuntor, desligando o sistema.
A principal metodologia adotada para proteção dos transformadores de potência corresponde à proteção diferencial, que através do relé diferencial percentual, dispositivo de proteção que compara as correntes de entrada e saída do equipamento ou sistema, é capaz de identificar falhas internas e isolar o transformador do ...
O Relé Buchholz tem uma válvula de purga, que permite recolher o gás acumulado para ensaio. Se o gás é inflamável no revezamento é um sinal de que houve falhas internas, como o sobreaquecimento ou a produção de arco interno. Se for ar, pode significar que o nível do óleo está baixo, ou que há uma pequena perda.
- Saturação: Estado que atinge um TC quando sai da região de resposta linear, seja por elevada corrente primária, elevado “burden” secundário, elevada componente DC ou por fluxo remanescente.
Existem três tipos básicos de transformadores de corrente: enrolamento, toroidal e barra. Transformador de Corrente Enrolamento – O enrolamento primário do transformador é fisicamente conectado em série com o condutor que transporta a corrente medida que flui no circuito./span>
Desta forma, a NBR 6856/92 designa um TC para serviço de proteção, colocando em ordem a classe de exatidão, a classe quanto à reatância e a tensão secundária para 20 vezes a corrente nominal. Como exemplo, um transformador de corrente C100, de alta reatância, para uma classe de exatidão de 10% é designado por 10A400.
Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:
Os transformadores de medição – de potencial (TP) e de corrente (TC), ou combinados – são utilizados nas instalações elétricas de Alta e Média Tensão (AT e MT)[1] para fornecerem uma imagem dos valores das tensões e correntes nas ligações de aparelhos de medição e proteção, cuja construção não lhes permite suportar os .../span>
rTP = Relação de Tranformação de Potencial(Tensão) = Primário TP/Secundário TP.
Quando os transformadores de corrente (TCs) ou de potencial (TPs) estão instalados em sistemas de medição a serviço do faturamento e não funcionam com a precisão necessária, milhares ou milhões de reais podem ser perdidos por ano, seja por quem fornece a energia, seja por quem a consome./span>
Transformador de Potencial (TP) é um equipamento usado principalmente para sistemas de medição de tensão elétrica, sendo capaz de reduzir a tensão do circuito para níveis compatíveis com a máxima suportável pelos instrumentos de medição.
Durante a ocorrência de um curto-circuito em um transformador, um arco elétrico se forma dentro do tanque vaporizando de forma violenta o óleo, desencadeando um pico de pressão dinâmica a uma velocidade superior a 1.
6 horas
Um transformador de corrente (abreviadamente TC) é um equipamento que reproduz, no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário, com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada.