Significado de afônico Que não tem ou perdeu a voz; afono. ... A palavra afônico deriva da junção de afonia com o sufixo -ico.
A afonia, também conhecida como rouquidão ou perda de voz, é um problema que atinge qualquer pessoa. Trata-se de uma situação provocada por alterações da mucosa, de qualquer das partes da laringe, sendo as cordas vocais a zona que mais sintomatologia apresentam.
O problema pode ser causado pelo uso inadequado da voz ou como consequência de alguma alteração no organismo, por exemplo, faringite, laringite ou alergias. No entanto, além das causas orgânicas a disfonia pode ter uma relação direta com o psicológico como veremos a seguir.
As causas da afonia, a perda repentina da voz, são variadas. Podem ser um processo inflamatório das cordas vocais, como a laringite, uma infecção provocada por vírus (gripes e resfriados) ou bactérias (bronquite, pneumonia), e também ter origem nas alergias e irritações, como as provocadas pelo fumo e pela poluição.
Rouquidão com tosse e pigarro crônicos podem ser causados por refluxo gastroesofágico. Já o enfraquecimento na voz é um dos sintomas avaliados em casos de doença de Parkinson, que enrijece os músculos, incluindo os da laringe. Questões mentais como depressão também podem alterar a voz deixando-a mais fraca e grossa.
O primeiro passo é:
Todo mundo pode cantar bem. E cantar bem significa ter uma voz afinada. ... Mas a sua voz jamais ficará igual à do seu cantor preferido, pois cada pessoa tem timbre próprio. O que diferencia uma voz de outra é a anatomia da laringe.
O volume da voz frequentemente torna-se baixo por que o indivíduo não respira fundo o suficiente, não toma ar suficiente quando fala, ou não força a saída do ar com a fala. Antes de darmos início aos exercícios para aumentar o volume da voz propriamente dito, vamos procurar entender como é a respiração correta.
Altura vocal, intensidade, velocidade, qualidade da voz, articulação e pronúncia são elementos que indicam o tipo de voz do cantor e a segurança interior dele. São fatores que, coordenados do jeito certo, produzem uma agradável sensação, fazendo o tempo passar e você nem perceber.
Esses elementos são:
Segundo Hutchins, é possível chegar ao timbre perfeito, que, em última análise, é o elemento mais importante para um bom cantor – cantando "no carro, chuveiro...". Soma-se a esse hábito a exposição à música que recebemos desde os primeiros anos de vida. "As evidências iniciais sugerem que quanto mais, melhor."
O conceito de cantar bem. ... Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…
Para melhorar a afinação
Dicas para perder a timidez
Em um primeiro estágio é possível realizar aulas de canto como musicalização, a partir dos 6 anos de idade. Musicalizar é benéfico até mesmo para adultos, fruto de um cantar mais despretensioso. Mas vamos lá: existe uma idade mínima. E é aconselhável realizar avaliações pontuais para iniciar o estudo do canto.
Numa aula de canto é essencial que você esteja muito presente para cada habilidade que está sendo desenvolvida. Essa habilidade pode ser afinação, ritmo, notas agudas, notas graves, respiração, enfim, uma série de fundamentos básicos do cantar.