EQST

O Que Uma Molcula Aromtica?

O que é uma molécula aromática?

Uma molécula ou composto aromático é aquele que tem estabilidade e propriedades especiais devido a um circuito fechado de elétrons. Nem todas as moléculas com estruturas de anel (circular) são aromáticas. Moléculas aromáticas são por vezes referido simplesmente como aromáticos.

O que são compostos aromáticos e cite alguns exemplos?

Os compostos aromáticos são hidrocarbonetos que apresentam um ou mais anéis benzênicos em sua molécula. O anel benzênico (ou anel aromático), representado pela fórmula C6H6, é uma estrutura cíclica muito estável, que se caracteriza pela alternância de ligações simples e duplas entre os carbonos.

Qual a definição de composto aromático?

Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos.

O que é um composto alifático?

Hidrocarbonetos alifáticos, especificamente, são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas e fechadas (cíclicas), não aromáticas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, e ainda outras combinações, se as ligações entre esses átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.

O que são aromáticos Cite dois exemplos?

Os hidrocarbonetos aromáticos são compostos que possuem pelo menos um anel benzênico. ... O benzeno é um líquido incolor, volátil e inflamável. Ele é também o hidrocarboneto aromático mais importante, sendo usado como matéria-prima de plásticos, corantes, medicamentos, detergentes, loções, adesivos, borrachas e tintas.

O que são compostos aromáticos Brainly?

compostos aromáticos. Os compostos aromáticos são compostos orgânicos que contêm um anel de benzeno nas suas moléculas ou que possuem propriedades químicas idênticas às do benzeno. Estes compostos são não saturados (apresentam ligações duplas e triplas), no entanto eles não tomam facilmente parte em reações de adição.

Como eram denominados os compostos aromáticos no início do desenvolvimento da química?

Os primeiros hidrocarbonetos aromáticos e seus derivados foram encontrados em cascas de árvores, no óleo de baleia e, mais tarde, nos destilados da hulha ou carvão mineral. Receberam o nome de aromáticos devido ao seu odor agradável, como acontece com o tolueno, encontrado no bálsamo-detolu.

O que são hidrocarbonetos aromáticos exemplos?

Os hidrocarbonetos aromáticos são compostos cíclicos constituídos por um ou mais anéis de benzeno. O anel de benzeno (C6H6) é o composto que forma os hidrocarbonetos aromáticos.

Quais os hidrocarbonetos aromáticos?

Hidrocarbonetos aromáticos

  • Hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio. ...
  • Naftaleno: hidrocarboneto aromático composto por duas estruturas aromáticas que apresentam uma ligação dupla e dois átomos de carbono em comum. ...
  • Antraceno: substância formada por três estruturas aromáticas.

Como são classificados os hidrocarbonetos aromáticos?

Os hidrocarbonetos aromáticos podem ser classificados em mononucleares (apresentam apenas um anel aromático) e polinucleares (apresentam mais de um anel aromático). Nas cadeias mononucleares a substituição do hidrogênio do benzeno pode originar outras estruturas com ramificações saturadas ou insaturadas.

O que são alcanos e qual é a fórmula geral de um alcano?

Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).

Qual é a fórmula molecular do alcano?

A fórmula geral para alcanos é: CnH2n+2. O “n” representa o número de carbonos presentes na cadeia.

Qual é a fórmula do Alceno?

A fórmula geral dos alcenos é CnH2n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente.

Qual é a fórmula geral dos Alcinos?

Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).

Qual a fórmula geral dos Alcadienos?

Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos de cadeia carbônica aberta e que apresentam duas ligações duplas. De modo geral, a fórmula dos alcadienos é CnH2n-2.

O que é a fórmula geral?

Fórmula Geral: CnH2n + 2 (em que n = qualquer número inteiro).