planaltos
Resposta: O relevo brasileiro e caracterizado por baixas e medida altitude. As forma de relevo predominante são os planalto e as depressões ( formações de origem cristalina e sendimentar ). Ambos ocupam cerca de 95% o do território enquanto as planícies , de origem sedimentar ocupam aproximadamente 5% .
Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra). É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também o local de habitação do ser humano e da maior parte dos animais terrestres.
Planícies são formas de relevo normalmente planas que constituem áreas onde se acumulam sedimentos. ... Planície é uma unidade de relevo caracterizada por possuir paisagens geralmente planas, pouco acidentadas e localizadas em regiões com baixas altitudes, estando geralmente próximas ao nível do mar.
Montanha - grande elevação de terra. Serra e Cordilheira - conjunto de montanhas. ... Morro ou Colina - pequena elevação de terra. Vale - região plana situada entre morros e montanhas.
- Morro: Elevação natural do terreno com altura de até 300 m aproximadamente. - Montanha: Grande elevação natural do terreno, com altura superior a 300 m, constituída por uma ou mais elevações. Serra: Cadeia de montanhas. ... - Pico: Ponto mais elevado de um morro, montanha ou serra.