A luxação é quando um osso sai completamente do seu lugar anatômico, sem que haja necessariamente uma fratura associada. Já uma contusão pode ser qualquer tipo de trauma em algum local do corpo, sendo mais comum nos membros superiores e inferiores (braços ou pernas, por exemplo).
Quando a articulação é submetida a um movimento brusco há risco de ocorrer um entorse benigno ou grave. É o que ocorre com os atletas (jogadores de futebol, tênis,etc.) que efetuam movimentos bruscos e violentos com freqüência. A caminhada e/ou um movimento em falso podem também provocar um entorse.
Sintomas. O quadro clínico para a entorse envolve dor, edema, hematoma no local, decorrente do vazamento interno do sangue (equimose) e dificuldade para caminhar ou fazer os movimentos laterais com o pé. Quanto mais grave for a lesão, mais evidentes ficam esses sinais.
Na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, rigidez, inchaço e hematoma. Mas dependendo da gravidade da entorse, outros sintomas também podem se manifestar, como a instabilidade da articulação e dificuldade ao realizar atividades prévias à lesão (redução da amplitude de movimento).
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele.
Tratamento da Entorse de Tornozelo
Tratamento de entorse de tornozelo. Proteção, repouso relativo, gelo (ice), compressão e elevação (PRICE) são a base principal do tratamento inicial e devem ser introduzidos imediatamente.