Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento: uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9-13), como parte do discurso sobre a ostentação, uma seção do Sermão do Monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2-4).
Segundo os Evangelhos, o Pai Nosso foi ensinado pelo próprio Jesus a pedido de um de seus discípulos. Há duas versões: uma, mais curta, em Lucas (11, 2-4), e outra, mais longa, em Mateus (6, 9-13).
Na igreja católica durante a oração do Pai Nosso, não se tem por hábito orar por ele por completo, deixando-se de citar o verso 13 do texto de Mateus (Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. ... – Já os evangélicos usam a oração completa assim como está na Bíblia no livro de Mateus.
O Catecismo aprovado pelo episcopado brasileiro em 1903 usava, no Pai-Nosso, a fórmula "perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores", Na realidade, a fórmula é a usada por Mateus e é a mais antiga, e possivelmente já estava em uso desde os primórdios da colonização.
A Oração do Pai Nosso
Ele não nos ensinou simplesmente a orar a oração do Pai Nosso, e sim orar no sentido de importunação. Quando você diz ao fim “amém”, continua a orar. No versículo 9, de Lucas 11, Ele continua ensinando: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Resposta. Resposta: Jesus ensinou os discípulos a orar o pai nosso em Lucas 11: 1-4. 1 E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
Rezar “Pai-Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” é pôr-se na presença de Deus Pai para adorá-Lo, amá-Lo e bendizê-Lo. Aos 12 anos, Jesus disse à sua mãe: “Não sabeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?” (Lc 2,49).
Durante o seu discurso sobre a oração, Jesus deu aos homens uma célebre oração, o Pai-Nosso, que se trata de um modelo para ensiná-los como orar corretamente. Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
Há religiões, como a católica, que repetem o Pai Nosso ao pé da letra em seus cultos, em forma de reza. E há outras que preferem usá-lo como modelo para se inspirarem, fazendo suas próprias preces. O espiritismo kardecista, por exemplo, reconhece a figura de Cristo e utiliza o Pai Nosso, mas altera algumas frases.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador (a). ... A Oração de Jesus é em especial rezada por cristãos ortodoxos e católicos orientais, mas também é amplamente difundida entre os católicos romanos, sendo uma das orações mais profundas e místicas.
— Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Dica: conforme a tradição, recomenda-se rezar o Terço da Misericórdia preferencialmente às 15 horas, a chamada Hora da Misericórdia, recordando e meditando a Paixão de Jesus Cristo.
Nesse discurso, Jesus alerta seus seguidores que os mesmo passarão por tribulações e perseguições antes do triunfo final do Reino de Deus. Dentro da narrativa, este é um discurso ou sermão proferido por Jesus no Monte das Oliveiras, daí a origem do termo.
Moisés e Elias aparecem ao lado de Jesus durante a transfiguração - Novela Jesus.
Recebe seu nome pelas oliveiras que cobriam, antigamente, suas encostas. O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições estão associadas a ele. Segundo a Bíblia, por exemplo, Jesus teria transmitido ali alguns de seus ensinamentos (Atos 1:12).
A Tentação de Cristo é um episódio da vida de Jesus relatado nos evangelhos sinóticos (Mateus 4:1-11, Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1-13) no qual, após ter sido batizado por João Batista, Jesus jejuou por quarenta dias e noites no deserto da Judeia. Durante este período, o Diabo apareceu para tentá-Lo.
Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."
Tirando do contexto o salmo bíblico “O Senhor fará recair sobre eles sua própria iniquidade, e os destruirá em sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá” (Salmos, 94,23), ele manipulou os livros sagrados para semear ódio político.
quarenta dias