Desmaio, ou síncope, é a perda abrupta e transitória da consciência e do tônus postural (da capacidade de ficar em pé), seguida de recuperação rápida e completa. Na maior parte dos casos, os desmaios ocorrem por causa da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro.
O desmaio ocorre pela diminuição do fluxo de sangue no cérebro. Em alguns casos, há fluxo adequado, mas insuficiência de oxigênio e/ou glicose. Outras causas associadas à síncope são doenças da válvula cardíaca, embolia pulmonar ou ataque cardíaco.
Em geral, o desmaio é resultado de uma queda na pressão sanguínea. Como a cabeça fica no alto do corpo, ela é a primeira parte a sentir a diminuição da circulação, o que leva à falta de oxigênio no cérebro e à perda de consciência.
Esses são os sintomas da hipoglicemia. No organismo, a insulina faz o açúcar sair do sangue e entrar nas células. Entretanto, quando a insulina sobe muito, ela reduz demais o nível de açúcar no sangue e aí vem a crise. O jejum também pode provocar uma queda repentina de açúcar no sangue – a hipoglicemia reativa.
Ao desmaiar, a pessoa pode ter uma leve alteração em sua forma de respirar, em alguns casos a respiração fica mais forte no entanto ofegante o menos possível ou seja, você vê o corpo da pessoa respirando forte de longe, mas ao se aproximar não escuta sua respiração forte como está o movimento do corpo.