As lentes convergentes têm seu centro mais espesso do que suas bordas. Já as lentes divergentes, ao terem os raios de luz incidindo paralelamente ao seu eixo principal, sofrem o que é chamado de dupla refração e acabam se espalhando.
O que é uma lente convergente? Quando um raio de luz incide sobre uma lente com índice de refração n2 e que está imersa em um meio com índice de refração n2, conforme a imagem acima, e esse raio se refrata de tal forma que se aproxime do eixo principal da lente, a lente é chamada de lente convergente.
Assim, a dioptria será o inverso da distância focal da lente, para esse cálculo temos que a unidade de medida da dioptria é o inverso do metro. Assim podemos dizer então que, uma lente convergente de distância focal igual a 1 m, terá a potência de 1 dioptria.
Conhecendo-se a distância entre o objeto e o plano central da lente (o) e a distância entre a imagem e esse mesmo plano (i), conforme mostra a Figura 2, a distância focal (f) pode ser calculada através da expressão (1): 1 1 1 f i o = + .
- A maneira mais fácil de medir a distância focal é projetar a imagem de um objeto distante (por exemplo o Sol) sobre um anteparo e medir a distância até a lente com uma trena.
Outra fórmula bastante importante é a que chamamos de equação de Gauss, que é formada por 4 itens: a distância focal do objeto (que descobrimos a partir da fórmula acima), a distância do objeto (P), a distância da imagem (P') e o raio de curvatura, o que nos leva à seguinte fórmula: 1/f = 1/P + 1/P'.
a² = b² + c², em que 2c é a distância focal, como vimos anteriormente. Quando b > a, os focos da elipse estão sobre o eixo y, e teremos que b² = a² + c².
A vergência C de uma lente é calculada pela fórmula: C = 1/f, onde "f" é o foco.
A Dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes em um sistema óptico, ou seja, o famoso “grau” dos óculos popularmente conhecido. Assim temos que 1 grau é igual a 1 dioptria.
Trata-se da grandeza que determina a capacidade de uma lente em convergir ou divergir a luz e é definida como o inverso do foco da lente. ... Assim, quanto maior for o desvio sofrido pelos raios de luz ao atravessar uma lente, maior será sua vergência.
Para você calcular a vergência ou convergência da lente divergente que corrige miopia basta você chamar de f = – P' (em metros) a maior distância com que a pessoa consegue enxergar nitidamente (ponto remoto) e substituí-la na expressão C = 1/f = – 1/P'.
Portanto, o ponto mais distante no qual um objeto pode estar para que o olho humano consiga vê-lo nitidamente recebe o nome de ponto remoto. Assim sendo, podemos dizer que o ponto remoto do olho humano está localizado no infinito. ... Essa distância mínima em que um objeto é visto nitidamente denomina-se ponto próximo.
Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.
Lentes corretivas são os meios mais comuns de corrigir problemas de visão.
Existem algumas opções de tratamento para solucionar a vista cansada. Óculos e lentes de contato são as mais comuns, mais práticas, com resultados mais imediatos e que a maioria da população usa. Também há um tratamento denominado báscula ou monovisão, que pode ser feito tanto com laser quanto com lentes de contato.
A presbiopia, ou, como é popularmente conhecida, vista cansada, é a dificuldade em enxergar objetos que estejam próximos dos olhos.
A vista cansada, também conhecida como presbiopia, pode ser corrigida por meio da cirurgia refrativa com o Excimer Laser VISX S4 IR, utilizando as técnicas iLASIK ou PRK. A presbiopia, nome técnico para vista cansada, geralmente se manifesta a partir dos 40 anos, quando as pessoas percebem a visão de perto embaçada.
O que fazer: é necessário identificar se a infecção está sendo causada por bactérias pois pode ser necessário usar um colírio ou pomada antibiótica, como Tobramicina ou Ciprofloxacino. Assim, deve-se consultar o oftalmologista para saber qual o melhor tratamento.