As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
De início teve a revolução industrial na Inglaterra. Logo se iniciou o processo industrial, a manufatura. Na chamada segunda fase, a energia utilizada era a elétrica, na terceira (atual) a energia e o petróleo. As principais indústrias são os bens de consumo, petroquímica fina e tecnologia.
Antes do surgimento das máquinas para realizar a transformação das matérias-primas (maquinofatura), a industrialização era realizada pelo artesanato e a manufatura. ... A maquinofatura trouxe as máquinas para substituir as ferramentas utilizadas pelos trabalhadores, essa foi a fase que caracterizou a revolução industrial.
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.
Quem trabalha na indústria é chamado, se for parte dos setores produtivos, de operário ou de proletário, sendo o conceito de proletariado usado, desde o Século XIX, para opor a condição do trabalhador industrial à dos donos das fábricas.
São as indústrias que produzem máquinas, equipamentos e ferramentas utilizados por outras fábricas Destacam-se as indústrias mecânicas (máquinas) e as indústrias de equipamentos (peças, ferramentas etc) (A). Indústrias extrativas.
01. (ESPM RS/2019) São exemplos de indústria de bens de produção e bens de consumo não duráveis, respectivamente: a) naval; automobilística.
São exemplos de indústria de bens de produção e bens de consumo duráveis, respectivamente: a) siderúrgica; eletrodoméstico.
São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve): Indústria de automóveis e de eletrodomésticos. Indústria de plásticos e borracha e de alimentos. Indústria de máquinas e de aço.
São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve) : A- indústria de autopeças e de alumínio.
Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos, como um automóvel, e os semi-duráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que se desgastam com o tempo. Em geral, os melhores exemplos de bens de consumo são alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc.
A indústria extrativa/extrativista tem como objetivo principal extrair matéria-prima que deverá, então, ou ser vendida ou ser transformada em um bem de consumo. ... Já a indústria de transformação pega a matéria-prima e a transforma em bens de consumo.
Podemos resumidamente dizer que a fábrica é a estrutura física, a construção e a indústria é “o conjunto de atividades que participam da fabricação de produtos manufaturados a partir de matérias-primas”2.
Empresas industriais: são aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos.