Diatônico é um termo que designa o conjunto de uma escala maior, que se estabelece através dos fundamentos primordiais dessa sistematização por tensionamento e resolução. Por possível neologismo, já que essa estrutura está para a música tonal tal qual para a música modal.
A escala diatônica é a sequência de notas em intervalos de tons e semitons. A escala é ascendente quando segue, do som grave para o som agudo. E descendente quando, do som agudo para o som grave. A escala começa e termina em notas de mesmo nome, porém em alturas diferentes.
Para tocar uma grande escala maior no piano, basta seguir uma regra fundamental. Sempre respeite o intervalo do modo maior: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. Assim, para tocar uma escala de Dó maior, é preciso tocar: dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó.
Lá maior (abreviatura no sistema europeu Lá M e no sistema americano A) é a tonalidade que consiste na escala maior de lá, e contém as notas lá, si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol sustenido e lá. Sua armadura tem três sustenidos.
Lá menor (abreviatura no sistema europeu Lá m e no sistema americano Am) é a tonalidade que consiste na escala menor de lá, e contém as notas lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e lá. Sua armadura não contém sustenidos nem bemóis. Sua tonalidade relativa é dó maior e sua tonalidade paralela é lá maior.
Escala Maior: Lá b Maior – Escala relativa menor: Fá menor. Escala Maior: Lá Maior – Escala relativa menor: Fá# menor. Escala Maior: Si b Maior – Escala relativa menor: Sol menor.
Pense em um acorde que você gostaria de formar, por exemplo, o Dó maior. Portanto, o acorde de Dó maior é constituído pelas notas Dó, Mi e Sol. Dessa forma, basta que você prima ou deixe soar essas notas no seu instrumento e você terá o acorde de Dó maior.
Dó maior (abreviatura no sistema europeu Dó M e no sistema americano ou sistema de Cifras) C é a tonalidade que consiste na escala maior de dó, e contém as notas dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó. ... A sua tonalidade relativa é lá menor e a sua tonalidade paralela é dó menor.
Aprenda a tocar violão do zero (aula para iniciantes)
Passos
Entendendo Notas e Acordes Qualquer som que tiver uma característica de altura musical na qual seja perceptível se é grave, agudo ou médio é uma nota musical e qualquer ponto unitário que você tocar no violão, seja em uma corda solta ou apertando qualquer casa e tocando você terá uma nota.
7 SIMPLES PASSOS PARA VOCÊ APRENDER COMO LER PARTITURA
Por exemplo, em vez de ir seguindo dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, treine primeiro dizer dó, mi, sol, si, ré, fá, lá, dó. Depois, começando pelo ré: ré, fá, lá, dó, mi, sol, si, ré. Siga praticando os nomes das notas musicais sempre pulando uma nota da escala.
Como ler Partitura
Como treinar minha leitura?
Para saber isso é muito simples, basta fazer alguns pequenos testes. Se você já conhece o nome das notas e seus sons, peça para algum amigo ou professor tocar uma nota em qualquer instrumento. Não olhe para quem está tocando. Depois tente falar o nome da nota que foi tocada e cantá-la.
Ouça cada nota repetidamente. Comece com algo simples, como A (Lá) ou C (Dó). Toque a nota repetidamente até começar a memorizar seu som. Esta é a forma mais rudimentar de memorização, onde você aprenderá o som de uma nota específica e absorverá a maior quantidade de propriedades auditivas que puder.
No campo da teoria musical, a melodia é a sequência de notas sem sair do tom e obedecendo a escala. Por exemplo, se a canção está na tonalidade de Sol maior, a melodia vai ter como base as notas da escala de Sol maior.