A poesia barroca é aquela que foi desenvolvida durante o período do barroco. O barroco, ou seiscentismo, foi um movimento artístico e literário que teve início no século XV durante o renascimento europeu. No Brasil, o barroco teve início no século XVI e foi introduzido pelos jesuítas.
A Arte Barroca surgiu em meados do século XVII no Ocidente. Primeiro, foi desenvolvida na Itália e logo se espalhou por outros países da Europa. Tinha como principal caraterística temas religiosos. Além disso, foi responsável por revolucionar os pensamentos sobre arte naquela época.
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.
O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade. ... No Brasil, os principais autores do Barroco foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
O termo parece nascer do vocábulo português barroco, que designava uma pérola irregular. Há quem afirme que a palavra origina-se de baroco, vocábulo utilizado por religiosos medievais para indicar um raciocínio falso e sem sentido. Durante todo o século XVII, barroco aparece com o sentido de extravagante e grotesco.