Um segundo valor a partir de 110 mg/dl, assegurado o jejum de 8 horas, define o diagnóstico de diabetes gestacional (ver seção "Diagnóstico", abaixo). Para todos os demais casos, o teste diagnóstico é um teste padronizado de tolerância com 75g de glicose em 2 horas, solicitado entre as semanas 24 e 28 de gestação.
O exame da curva glicêmica, também chamado de teste oral de tolerância à glicose, ou TOTG, é um exame que pode ser solicitado pelo médico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.
Preparo para o exame: precisa de jejum? Não há nenhuma recomendação especial para realizar um beta HCG. Você poderá comer e beber normalmente antes e depois do exame.
Não é necessário jejum para realizar o exame BHCG.
O exame não requer jejum nem horário específico. Assim como o teste de farmácia, o de sangue é capaz de detectar a presença do HCG oito ou nove dias após a fecundação ou mesmo antes do atraso menstrual.
Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O beta HCG pode ser realizado antes desse período, porém pode apresentar um resultado falso-negativo.
Para realizar esse exame não é necessário ter uma prescrição médica e nem estar em jejum, no entanto alguns laboratórios podem solicitar que a mulher esteja de jejum de até 4 horas antes de fazer a coleta do sangue.
O teste de gravidez deve ser feito, de preferência, com a primeira urina da manhã, porque esta é a mais concentrada e, por isso, contém uma maior quantidade de hormônio hCG, mas normalmente o resultado também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia, depois de aguardar cerca de 4 horas sem urinar.