Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos.
Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p. 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Neste exemplo, o artigo definido “o” indica que o substantivo aluno é classificado como o gênero masculino. Exemplo 1: Um banheiro da casa está sendo reformado. O artigo indefinido “um” classifica que a palavra banheiro é do gênero masculino. Exemplo 2: Mariana comprou mais de uma bolacha doce na mercearia.
Os artigos definidos e indefinidos são tipos de artigos. Lembre-se que os artigos são palavras que vêm antes do substantivo, determinando seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).
Veja a seguir alguns tipos de publicações científicas:
Os principais tipos de trabalhos acadêmicos são: resumo, resenha, pôster, relatório, artigo, TCC, monografia, dissertação, tese, projeto de pesquisa, fichamento, memorial e PIM.
A publicação científica consiste assim na divulgação dos resultados da investigação que podem ser comunicados sob diferentes formas de publicações.
Podemos separar os artigos científicos em dois tipos gerais, os de periódico (ou divulgação) e os de revisão, que podem ser anuais ou seletivos.
Um artigo é considerado uma pesquisa original ou inédita quando o autor (ou os autores) de um estudo ou de uma experiência descreve sua hipótese e a finalidade do estudo, detalha seus métodos de pesquisa, relata os resultados, os interpreta e discute possíveis implicações dos mesmos.
Artigo técnico-científico é uma produção de natureza técnica e/ou científica que tem por finalidade difundir conhecimento a um determinado público, expressando o pensamento pessoal, de forma argumentativa, de quem o elabora, ancorado em autores conceituados, com quem se concorda, discorda ou se tem divergência ainda ...
Um artigo científico ou técnico deve ser estruturado de forma coerente, obedecendo a uma sequencialização articulada entre as partes; tem necessidade de estar alicerçado em critérios de validação científica; deve apresentar conceitos precisos; implica que as afirmações sejam sustentadas e interrelacionadas, tendo como ...
2 O ARTIGO CIENTÍFICO Os artigos deverão ser impressos em papel A4, com margens esquerda e superior de 3cm, margens direita e inferior de 2cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12pt para os títulos e texto, 10pt para citações diretas longas e notas de rodapé. Artigos dispensam folha de rosto ou capa.
Confira algumas dicas:
Como escrever artigo acadêmico
Confira algumas dicas:
2) Antes de começar a escrever é bom fazer um plano O propósito do esboço é dividir a escrita do artigo inteiro em um número de tarefas menores. Um bom esboço organiza os vários tópicos e argumentos de forma lógica. O esboço permite identificar lacunas no trabalho antes da escrita do artigo.
Um artigo por dia: ligando os pontos Agora é só preencher as lacunas, frase após frase, parágrafo a parágrafo, mesmo que ache o tema um saco ou nunca tenha falado dele antes. Escrever é como comer uma pizza. Você não coloca a coisa toda de uma vez na boca, mas a devora fatia a fatia.
A redação do artigo científico
Geralmente, o tempo de escrita e edição é bastante curta, que são da ordem de 4-5 horas ao longo de três dias entre um texto, primeira revisão e avaliação final.
“A primeira versão de um livro – mesmo um livro longo – não deve demorar mais de três meses para ser escrita, que é a duração de uma estação do ano.”
Priorize a redação Os professores aconselham que os candidatos comecem a prova lendo a proposta de redação e desenvolvendo seu texto, processo que deve durar de 1 hora a 1 hora e meia. Assim, você pode escrever seu texto com a cabeça mais fresca e ganha tempo para revisar e passar a limpo a redação no final da prova.