O que um pseudo-aneurisma? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Pseudo-aneurisma, ou falso aneurisma, é uma enti- dade clínica causada por ruptura da parede arterial, com extravasamento de sangue que é contido pelos tecidos vizinhos1, ou também conceituado como o resultado da organização do hematoma comunicando-se com a luz da artéria2.
O que causa pseudo-aneurisma?
A principal etiologia de pseudoaneurismas são punções de vasos, especialmente neste caso, uma punção de cavidade abdominal que provavelmente lesionou um vaso. Outras causas são infecciosas, traumas, pós-procedimentos vasculares.
Como tratar pseudo-aneurisma?
Atualmente, o tratamento preferencial do pseudoaneurisma é a injeção percutânea de trombina, reservando a cirurgia para os casos de falha ou de pseudoaneurismas complicados9-11. O selante de fibrina é formado pela união de fibrinogênio e fator XIII à trombina, injetados simultaneamente.
Qual a diferença entre aneurisma e pseudoaneurisma?
Um pseudoaneurisma (aneurisma falso) é a comunicação entre o lúmen arterial e o tecido conjuntivo subjacente resultante da ruptura arterial; uma cavidade cheia de sangue se forma fora da parede do vaso e sela o vazamento à medida que trombosa.
O que causa pseudoaneurisma femoral?
O pseudoaneurisma é a complicação de acesso femoral mais comum após a angiografia; a incidência varia de 0,2% a 8%. Os fatores de risco incluem agentes, uso de antiplaquetários, anticoagulantes, tamanho da bainha, local da punção abaixo da artéria femoral comum e procedimentos de emergência.
Quais são as formas do aneurisma?
A protuberância pode ter duas formas principais: Aneurismas fusiformes, inchar todos os lados de um vaso sanguíneo. Aneurismas saculares, salientes apenas de um lado.
Quais os tipos de aneurismas cerebrais?
Há dois tipos de aneurisma: o não roto (não rompido) ou aneurisma roto (rompido).