A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica).
Explicação: Pilhas e baterias contêm energia química que faz com que os aparelhos elétricos funcionem: controles remotos, brinquedos, celulares. A energia química da bateria é transformada em energia elétrica, que alimenta esses aparelhos.
As principais transformações de energia envolvidas no funcionamento do aparelho celular são: ... - energia química em energia térmica e depois em energia mecânica em que a bateria queima o combustível para a produção de calor possibilitando o funcionamento.
Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha. ... Resistência elétrica: transformação de energia elétrica em energia térmica. Exemplo: a resistência que aquece a água dentro do chuveiro.
Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora. A energia térmica também constitui uma pequena parte da transformação de energia ocorrida, pois sempre há um aquecimento desses aparelhos.
As fontes de energia podem ser classificadas em primárias, ou seja, extraídas diretamente da natureza (petróleo, gás natural, etc.) ou secundárias – obtidas por meio do processamento das fontes primárias (eletricidade).
Os aparelhos que mais consomem energia
Já no stand by, em um mês esse gasto é de 13,7 kWh. Por isso, o ideal é desligar o aparelho após o uso - principalmente quando você vai fazer uma viagem ou ficar fora de casa por muito tempo. O mesmo serve para aparelhos pequenos de cozinha, como a cafeteira, que também deve ficar fora da tomada.
Cada aparelho com sua potência Olha, toda vez que você usa um equipamento eletrônico, dentro dele a energia elétrica é transformada em força de trabalho. Por exemplo, um secador de cabelo elétrico bem potente pode esquentar bastante o ar, e esse é o trabalho dele.
Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.
Ao contrário da roda hidráulica, que aproveita a força potencial da água corrente para gerar energia, o ventilador, um secador de cabelo, usa energia elétrica para gerar a corrente de ar.
Vamos tratar hoje do efeito Joule, que consiste em aquecer um condutor elétrico metálico. Esse fenômeno, por exemplo, ocorre nos secadores de cabelos, nos aquecedores elétricos, nos ferros de passar e nos chuveiros elétricos. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor.
Um ventilador ligado: transformação de energia elétrica em energia cinética; Uma vela queimando: transformação de energia térmica em energia luminosa; ... Pessoa correndo: transformação de energia química em energia cinética.
A energia luminosa também se faz presente nas lâmpadas incandescentes. Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa. Aquecedores solares funcionam ao contrário, as células fotoelétricas dos painéis solares convertem energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica.
Tipos de transformação de energia
Numa usina termelétrica, a Energia Térmica é transformada em Energia Elétrica. Num aquecedor solar, a Energia Solar é transformada em Energia Térmica. Num um ferro de passar roupa, a Energia Elétrica é transformada em Energia Térmica. ... A combustão é uma reação química que libera calor, Energia Térmica.
Energia Cinética Essa energia pode ser transformada em energia elétrica, quando se direciona algum desses fluidos para girar um equipamento elétrico. Na Usina Hidrelétrica (hidro=água), a água do rio faz a turbina girar, transformando a energia cinética em eletricidade.
A energia química dos alimentos é convertida pelo corpo em energia mecânica e calor. ... A energia química no carvão é convertida em energia elétrica em uma usina de energia. A energia química em uma bateria também pode fornecer energia elétrica por meio de eletrólise.
Energia Geotérmica é mais um tipo de energia renovável, ou seja, energia que gera eletricidade sem poluir o meio ambiente. ... A Energia Geotérmica também é encontrada em gêiser que é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor à superfície da terra.
Energia solar
5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil
A energia química potencial é uma forma de energia potencial relacionada ao arranjo estrutural de átomos ou moléculas. Esse arranjo pode ser o resultado de ligações químicas entre as moléculas....Energia química potencial
As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.