A laminite, chamada popularmente de aguento, é uma das doenças locomotoras mais conhecidas de equinos por aparecer com frequência nas propriedades. Essa enfermidade é caracterizada pela inflamação aguda ou crônica das lâminas do casco, causando dor intensa e desconforto aos animais acometidos.
A laminite habitualmente está relacionada com a excessiva ingestão de grãos, apesar de também pode estar relacionada com fatores genéticos, idade, falta de exercícios, umidade ou quadros de toxemia.
O cavalo é um dos animais mais susceptíveis a alteração na rotina ambiental ou alimentar. Situações em que existe privação de água, estresse devido ao transporte, alimentação de má qualidade, entre outros, podem levar a ocorrência da Síndrome Cólica. O controle da dor do animal deve ser primordial nestas situações.
São oito horas bem dormidas e cinco horas e meia de ronha. Na noite mais comprida do ano, a 21 de Dezembro, serão catorze horas e meia: um coma.
“Como uma ave de hábitos diurnos, que dorme e acorda cedo, ele canta a plenos pulmões ao raiar do dia, para avisar o galinheiro que continua vivo e no comando”, diz o veterinário Herbert Ribeiro dos Santos.
De acordo com a veterinária Rubia Burnier, as galinhas não caem enquanto dormem porque possuem pés bastante flexíveis e unhas fortes que grudam no poleiro feito garras, proporcionando a estabilidade durante o sono.