Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.
Se a concavidade estiver voltada para cima, o movimento é acelerado. Se a concavidade estiver para baixo, o movimento é retardado.
A ) a resposta é SIM. O objeto pode por exemplo está se movendo para a direita e a aceleraçao apontar para a esquerda. e se aumentarmos o valor dessa aceleração, mais depressa a velocidade do objeto vai diminuir e mais rápido atingirá o repouso .
Resposta. Aceleração é nula quando o corpo adquiri velocidade constante ou repousa em inércia.
A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.
Para isso, você deve conhecer a equação da aceleração que é dada por a = Δv / Δt, onde a representa a aceleração média, Δv representa a variação na velocidade e Δt representa a variação de tempo. A unidade de medida para a aceleração é metro por segundo ao quadrado (símbolo: m/s2).
A aceleração média é definida pela razão da variação da velocidade pelo intervalo de tempo. A unidade do Sistema Internacional é o metro por segundo ao quadrado. Aceleração escalar média é uma grandeza física que mede a variação da velocidade (Δv) de um móvel em um determinado intervalo de tempo (Δt).
A velocidade escalar média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel. As unidades mais usadas para velocidade são o m/s, que é a unidade do Sistema Internacional, e o km/h, que é a unidade usada no nosso dia a dia.
1,2 m/s
20,83 m/s
Veja: Para transformar metros por segundo (m/s) em quilômetros por hora (km/h), basta multiplicar por 3,6. Para transformar quilômetros por hora (km/h) em metros por segundo (m/s), basta dividir por 3,6.
É a unidade padrão de medida de velocidade (variação de espaço por variação de tempo) no referido sistema. Pode ser calculada pela fórmula V=ΔS/Δt, sendo ΔS em metros e Δt em segundos.
Assim, para calcular a distância percorrida, calculamos o módulo, ou seja, só os valores positivos. No caso, ir da posição 60 para a 32 equivale a percorrer uma distância de 28 km. Somados aos 10 da ida da posição 50 à 60, temos 38 km percorridos.