Um fluido newtoniano é um fluido cuja viscosidade, ou atrito interno, é constante para diferentes taxas de cisalhamento e não variam com o tempo. ... Apesar de não existir um fluido perfeitamente newtoniano, fluidos mais homogêneos como a água e o ar costumam ser estudados como newtonianos para muitas finalidades práticas.
O Índice de viscosidade é um número empírico adimensional que ilustra a variação da viscosidade em função da temperatura. O procedimento para o seu cálculo é oferecido por normas específicas, que descreveremos a seguir.
O índice de viscosidade (IV) é um meio convencional de se exprimir o grau de variação da viscosidade e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Os óleos lubrificantes de maquinas e motores à combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura.
Viscosidade, em termos técnicos, significa a resistência de um determinado fluído ao escoamento. O grau de viscosidade do óleo lubrificante fornece informações sobre a sua fluidez em baixas temperaturas e a proteção ao motor em altas temperaturas.
Enquanto a nomenclatura SAE se refere aos lubrificantes automotivos, a Norma ISO define a viscosidade para os lubrificantes industriais. A classificação conta com a sigla Vg, de Viscosity grade ou grau de viscosidade, além de um número, que varia de 2 a 1500 centistokes (cSt) e representa a média de viscosidade a 40ºC.
Lubrificar – Lubrificar é a principal função dos lubrificantes e consiste em reduzir o atrito e o desgaste entre as superfícies em movimento relativo, separando-as por interposição de uma película lubrificante. ... Um bom lubrificante de motor deve manter as superfícies metálicas livres de depósitos.
A principal função da graxa é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento, além de proteger contra a corrosão e vedar contra o ingresso de contaminantes externos — como água ou impurezas.
A classificação SAE (Society of Automotive Engineers – EUA |Sociedade de Engenheiros Automotivos – BR) é um sistema de identificação de 4 ou 5 dígitos baseada na composição química do aço, como um código que atesta quais elementos estão presentes na liga.
A classificação de viscosidade SAE se divide em dois grupos: os monoviscosos (o SAE apresenta apenas um número, como por exemplo “30” ou “10W”) e os multiviscosos (representados por dois números, por exemplo, “10W-30”). Os multiviscosos são o os mais utilizados no mercado atualmente.
A classificação SAE é indicada por um número e quanto maior esse número mais viscoso é o lubrificante. ... Como deve ser interpretada uma classificação SAE de um óleo lubrificante do tipo 20W50? O óleo SAE 20W–50 é um óleo que se comporta como SAE 20W a baixa temperatura e como um óleo SAE 50 a 100 ºC.
O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50. O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais.
Óleo 20W-50 Havoline Superior API SL Óleo lubrificante mineral recomendado para motores de quatro tempos Flex (ou bicombustíveis), a gasolina, a etanol e GNV, operando em quaisquer condições de serviço que requeiram um produto que atenda às especificações SAE 20W-50 e API SL.
Não menos importantes são as faixas de viscosidade. ... Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
O óleo do tipo mineral tem o uso por quilometragem recomendado até cinco mil quilômetros e o sintético, conforme a marca e especificação entre 15 e 20 mil quilômetros.