Se você acredita em coisas, como as afirmações abaixo, saiba que seus pensamentos estão cercados de crenças limitantes.
Verificado por especialistas. Considerando que vivemos em uma caverna, as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade são a ignorância e falta de busca ao conhecimento.
Podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa por meio do respeito e conscientização. Não adianta confrontar diretamente uma crença, pois só se aumenta ainda mais as diferenças.
Nossas crenças são um conjunto de supostas verdades que um dia nos foram ditas e que tomamos como sendo nossas, as adotamos e nos agarramos a elas como se fossem um refúgio, justamente porque, no geral, nos foram apresentadas em algum momento da vida por aqueles que mais amamos e nos quais acreditamos cegamente nesses ...
1 Ato ou efeito de crer. 2 Conjunto de ideias religiosas compartilhadas por muitas pessoas; fé religiosa; convicção, credo. 3 Pensamento que se acredita ser verdadeiro ou seguro; certeza, confiança, segurança: Tenho a crença de que esses problemas serão resolvidos em breve.
Isso significa dizer que a justificação é um argumento ou um conjunto de razões que podem ser dadas a favor de uma crença, mas isso simplesmente nos diz que a natureza da crença justificada diz respeito ao que uma pessoa poderia dizer se fosse solicitada a defender ou justificar sua crença.
Confiabilismo: refere-se a uma teoria que tem como proposta que uma crença justificada possa ser considerada conhecimento, desde que seja derivada de um método confiável.
Em linhas gerais, algo é chamado de justificação epistêmica quando se valida uma crença recorrendo a outra ou a outras crenças.
Crença verdadeira justificada é uma definição de conhecimento que afirma que: para uma pessoa possuir conhecimento de uma coisa, essa coisa deve ser verdadeira, a pessoa deve acreditar que tal coisa é verdadeira, e a crença deve ser justificada.
O fundacionalismo diz respeito a qualquer teoria epistemológica que se baseie no conceito de crenças básicas, ou fundamentos para a construção do conhecimento.
Em suma, o que os coerentistas propõem é que a justificação de qualquer crença depende das relações de coerência dessa crença com outras crenças. Nota-se que o coerentismo na sua abordagem da justificação não leva em conta o processo de formação de crença.
CONCLUSÃO: A teoria CVJ diz que todos os casos de crença verdadeira justificada são casos de conhecimento. Gettier pensa que este exemplo mostra que um indivíduo pode ter uma crença verdadeira justificada mas não ter conhecimento.
Resposta. Resposta: O termo “Epistemologia” vem do grego e pode ser traduzido como “estudo do conhecimento” ou “teoria do conhecimento”. Em termos gerais, portanto, não há diferença entre Epistemologia e Teoria do Conhecimento.
Epistemologia tem por origem etimológica a palavra grega episteme (επιστήμη) referente a "conhecimento" ou "ciência" e a palavra logos (λόγος) "discurso". É o ramo da filosofia que estuda a natureza e escopo do conhecimento e da crença.
Artigo sobre Gnosiologia (ou gnoseologia), a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. ... É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”.
A epistemologia ou teoria da ciência é um ramo da filosofia que trata dos problemas relacionados à crença e ao conhecimento, ou seja, estuda a origem, a estrutura, os métodos e a veracidade do conhecimento, que está atrelada com a lógica e o empirismo, é indispensável no estudo da ciência.