Esse fenômeno tem como característica básica o aumento da presença de alguns tipos de alimento e nutriente, caso de açúcares, gorduras e alimentos refinados, além de uma acentuada redução no consumo de fibras e carboidratos complexos – quadro que, no geral, está associado ao aumento no risco de sobrepeso, obesidade e ...
Os principais problemas de nutriçao em saude publica no Brasil, apos a transiçao nutricional, sao os seguintes (assinale a alternativa correta) a) Osteoporose, obesidade e cancer em mulheres maiores de 50 anos.
8 doenças causadas pela má alimentação na infância
Ocorre quando, por razões econômicas, geográficas e/ou educacionais, o indivíduo têm acesso a uma dieta básica pouco diversificada e, normalmente, deficiente em vários micronutrientes, sendo o número de famílias afetadas ainda mais expressivo que os acometidos pela desnutrição protéico-energética.
O alimento possui a finalidade de fornecer ao corpo humano a energia e os nutrientes necessários à formação e manutenção do corpo, tais como: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas e água.
A fome oculta é a carência de um ou mais micronutrientes – ou seja, as vitaminas e os minerais que participam de ações essenciais para o organismo, como a produção de enzimas e hormônios e a proteção contra os radicais livres. Ela atinge uma a cada quatro pessoas no mundo.
A Síndrome da Fome Oculta é, segundo a Organização Mundial de Saúde, a carência de determinados nutrientes no organismo. Essa carência é desenvolvida em pessoas que não fazem alimentações variadas em relação aos grupos alimentares.
Fome endêmica ou oculta: é aquela que ocorre em virtude da subnutrição, ou seja, quando as pessoas não têm acesso à quantidade de comida suficiente para lhes garantir a quantidade de nutrientes necessários ao organismo.
A fome endêmica é sinônima de desnutrição. Já a fome epidêmica, se manifesta nos períodos de guerra, mudanças climáticas, crise e etc. Tendo uma grande ausência de alimentos por um tempo, o que pode levar a morte de milhares de pessoas.
A fome pode ser expressa de duas formas: aberta ou epidêmica; e oculta ou endêmica. A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso ocasiona a morte de milhares de pessoas.
A fome ocasiona uma série de alterações no funcionamento normal do organismo. As principais estão relacionadas abaixo: Perda intensa de massa muscular e dos tecidos gordurosos, provocando debilidade física e emagrecimento brusco. Desaceleração, interrupção do crescimento.
Outros sinais de desnutrição podem incluir:
Na verdade, a causa para a fome está na concentração de renda, de produção e de informação. Do total de pessoas que passam fome no mundo, a maior parte delas está em países marcados por desigualdades econômicas e carência de infraestrutura produtiva, como o Haiti, a Namíbia e a República Centro-Africana.
O local com o maior nível de fome é a República Centro-Africana, seguida pelo Iêmen, Chade, Madagascar e Zâmbia. Dos 117 países analisados, 43 têm níveis sérios de fome.
Cinco atitudes e ações da ONU para acabar com a fome