EQST

Qual A Classificaço Dos Poriferos?

Qual é a classificação dos Poriferos?

Quanto a classificação, o filo Porifera apresenta três classes, conforme as caracteristicas das espículas e organização celular. Classe Calcarea - Agrupa as esponjas com espículas calcárias. Podem ser dos tipos áscon, sícon ou lêucon; Classe Hexactinellida - Grupo das esponjas com espículas de sílicas.

Como é feita a nutrição dos Poríferos?

Explique o processo de nutrição de um porífero. Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. ... O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos. Assim, distribuem os nutrientes por todo o porífero.

Como ocorre a alimentação dos Poríferos e qual o nome da célula responsável?

O nome desta célula é coanócito. Quando as esponjas filtram a água com alimentos,estas células batem o seu flagelo pegando nutrientes.

Qual fase embrionária e atingida pelos Poríferos?

São seres que não possuem simetria. São também acelomados e não possuem folhetos embrionários, pois não formam gástrula (seu desenvolvimento embrionário termina na fase de blástula).

Qual tipo celular está relacionado com a capacidade de regeneração dos Poríferos?

A grande capacidade de regeneração das esponjas deve-se aos amebócitos, células totipotentes capazes de multiplicar-se e originar todos os tipos de células, reconstituindo as partes perdidas. São animais sem tecido verdadeiro, sendo assim tem grande capacidade de regeneração.

Quais as etapas e os resultados da fertilização?

Fases da Fertilização

  • Passagem do espermatozóide através da corona radiata: ...
  • Penetração da zona pelúcida: ...
  • Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides: ...
  • Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino: ...
  • Formação do pronúcleo masculino: ...
  • Formação do zigoto:

Qual a importância de se preservar seres como os Poríferos mesmo sem saber ainda todas as suas potencialidades?

Resposta. Os poríferos possuem grande importância - fazem simbiose com organismo fotossintéticos ( violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Os corais, pequenos pólipos fabricantes de exoesqueleto que organizam-se em colônias,são muito ricos em biodiversidade marinha.

Qual a importância da preservação da natureza como um todo Qual o motivo de preservarmos toda a biodiversidade existente?

A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.

Qual a importância das esponjas do mar para o ser humano e para os ecossistemas aquáticos?

Elas são considerados um dos seres mais simples multicelular do ambiente aquático. Possuem papel fundamental devido ao seu meio de alimentação, que é através da filtração da água que passa através de seu corpo, retirando matéria orgânica que possa ser utilizada como alimento.

Porque os Poríferos são indicadores de poluição?

Resposta. Resposta: Os poríferos são animais filtradores, por isso, são sensíveis a água poluída, assim, só vivem em locais limpos, por isso, são bons indicadores biológicos.

O que é uma esponja do mar?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Qual é o animal com maior capacidade de regeneração?

esponja do mar

O que são as esponjas do mar?

As esponjas têm estrutura relativamente simples, com vários orifícios muito pequenos distribuídos pelo corpo. Esses orifícios são chamados poros e é por eles que a água entra na cavidade central do corpo do animal, chamada átrio. Em algumas esponjas, há um sistema de canais antes de a água chegar ao átrio.

Quais os tipos de esponjas que existem?

Há de 5.