Os Jogos Estudantis são uma competição realizada pela Secretaria de Educação,Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência do Desporto Educacional, que envolve a juventude estudantil em torno do esporte e a participação de diversos municípios e unidades escolares.
Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.
Os jogos têm um papel no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado de domino do social da criança, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais.
Modalidades
As modalidades disponíveis no JEMG/2020 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete em cadeira de rodas, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, natação, natação PCD, taekwondo, tênis de ...
Artigo 4 - As modalidades serão disputadas como segue: I Atletismo (Masculino – Feminino); II Badminton (Masculino – Feminino); III Basquetebol (Masculino – Feminino); IV Ciclismo (Masculino – Feminino); V Damas (Masculino – Feminino); VI Futsal (Masculino – Feminino); VII Ginastica Artistica ( Masculino – Feminino); ...
Os tipos de jogos: o técnico, o conceitual, o específico e o contextual.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
Fique a conhecer 10 jogos tradicionais a que nenhuma criança consegue resistir quando tira os olhos da tecnologia.
Os Jogos Populares tem um papel importantíssimo nas aulas de Educação Física que é resgatar o lúdico, as brincadeiras mais tradicionais, pois elas são muito importantes, divertidas e além de tudo muito saudáveis. Brincar de peteca, queimada e dominó eram brincadeiras de antigamente.
Os jogos podem ser utilizados para fins educacionais para transmitir o sentido de respeito às regras e a mensagem de que numa disputa entre adversários haverá sempre um que perde e outro que ganha. Alguns exemplos de jogos são: xadrez, futebol, damas, dança das cadeiras, voleibol, etc.
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. ... Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man.
Um jogo digital (ou videojogo ou jogo electrónico), termo genérico que se refere a jogos electrónicos desenhados para serem jogados num computador, numa consola ou outro dispositivo tecnológico (Pivec e Kearney, 2007), como telemóveis, pode ser definido como um jogo onde existe interacção entre humano e computador, ...
Conheça os benefícios dos jogos digitais na educação infantil
As principais características dos jogos eletrônicos são interatividade e controle onde o jogador decide as próprias ações no game.
A principal característica dos jogos cooperativos é a cooperação entre os indivíduos, a união de pessoas para chegar ao objetivo desejado. Os jogos cooperativos não têm como intuito promover a competição entre os indivíduos, mas o senso de cooperação, em que todos se ajudam para desenvolver a brincadeira.
Eles possuem as seguintes características: As partidas são geralmente rápidas (no máximo uma hora), a interação entre os jogadores é maior, os jogos são fáceis de aprender mas ao mesmo tempo dão espaço para muitas possibilidades de decisão do jogador, e os componentes são de excelente qualidade.
No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. Selo francês em homenagem ao Pac-Man, um dos jogos mais famosos e apreciados na história do videogame.