Definição: A condutimetria é um método de análise que se fundamenta na medida da condutividade elétrica de uma solução eletrolítica. A condução da eletricidade através das soluções iônicas ocorre devido à migração de íons, durante a aplicação de um potencial de corrente alternada.
Qualquer Titulação ácido-base pode ser realizada potenciometricamente. ... A diferença de potencial, que, após a calibração é pH, é medida após a adição sucessiva de incrementos conhecidos de ácido ou base titulante.
Potenciometria Direta ⇒ determina a atividade de uma espécie iônica, medindo a f.e.m. de uma cela. ... Eletrodos usados na potenciometria ⇒ pertencem a três categorias: eletrodos de referência, eletrodos metálicos e eletrodos de membrana.
O phmetro é um equipamento utilizado para medir o potencial hidrogeniônico (pH) de uma amostra. ... A medição ocorre de forma muito simples, após o medidor de ph ser calibrado com a solução tampão, o eletrodo é mergulhado com a ponta na amostra e imediatamente ele produz milivolts que são transformados em escala de pH.
Potencial de junção líquida: resulta de diferenças nas velocidades nas quais os íons presentes nos compartimentos das células e na ponte salina migram através das interfaces.
Chama-se de Potencial de Assimetria essa voltagem residual variável e desconhecida. Decorre disso que a voltagem medida entre o terminal do eletrodo de vidro e o terminal do eletrodo de referência nunca é definida em valor absoluto.
PREPARAR 250 mL DE KCl A 3 M (3 MOL/L): ENTÃO: SE FOSSEMOS P/ PREPARAR 1 LITRO A 3 MOLAR: 74,5g x 3 = 223,5g. COMO SÓ PRECISAMOS DE 250 mL, BASTA DIVIDIR ESTE VALOR POR 4. ENTÃO 223,5 / 4 = 58,875 g.
Lavar o sensor com água e sabão neutro, sempre massageando levemente o bulbo para não danificá-lo. Após a limpeza, deve-se recalibrar o equipamento.
pH 7 a
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).
A equação mostra que os íons H+ e OH- são provenientes da molécula H2O. Estes íons estão em equilíbrio, logo a reação também está em equilíbrio. Não pare agora... ... Em uma água pura a 25 ºC, as concentrações em mol/L de H+ e OH- mostram um valor igual a 10-7 mol.