Capilares são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada e pequeno calibre. Somados às artérias e veias, fazem parte da imensa rede de vasos que passa por todo nosso corpo, garantindo a circulação do sangue no organismo. A seguir falaremos mais a respeito dos capilares sanguíneos, suas características e funções.
Os capilares sanguíneos podem ser classificados em três tipos: contínuo, fenestrado e sinusoide.
(UERJ) Os capilares são os vasos sanguíneos que permitem, por difusão, as trocas de substâncias, como nutrientes, excretas e gases, entre o sangue e as células. Alternativa “a”. Os capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada que permite a troca de substâncias.
As principais estruturas que compõe a circulação pulmonar são veias pulmonares e artérias pulmonares, que divergem em tipo de sangue que carregam em relação a circulação sistêmica.
Quais são as estruturas que compõem a circulação sistêmica?
Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação coração-tecido-coração - entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.