As Leis Sistêmicas, nomeadas por Helligner como as “Ordens do Amor”, são estruturadas em 3 leis básicas que devem ser respeitadas para que haja harmonia dentro do sistema, são elas: o pertencimento, em que todos têm o igual direito de pertencer a determinado sistema ao qual se encontram; o equilíbrio entre dar e ...
São 3 as leis Sistêmicas de Bert Hellinger: Lei do Pertencimento, Lei da Ordem e Lei do Equilíbrio, as quais não tem nenhum viés ideológico e sim a postura de identificar onde está a desordem e promover a ordem sem qualquer julgamento. ... Esse Vínculo sistêmico é tão profundo que ele se repete, mesmo quando são negativos.
4) Diante dos estudos, quando se quer ajudar contra as circunstâncias, podemos dizer que: É um ato de coragem do ajudante e tem bom efeito a longo prazo. Enfraquece a relação de ajuda.
O filósofo, teólogo e psicólogo Bert Hellinger, criador das constelações familiares, observou em seus estudos que existem 3 leis universais que regem as dinâmicas familiares: A lei da Hierarquia, a lei do equilibro e a lei do pertencimento. Essas leis também são conhecidas como as Ordens do Amor.
São 3 as leis Sistêmicas de Bert Hellinger: Lei do Pertencimento, Lei da Ordem e Lei do Equilíbrio, as quais não tem nenhum viés ideológico e sim a postura de identificar onde está a desordem e promover a ordem sem qualquer julgamento. ... Esse Vínculo sistêmico é tão profundo que ele se repete, mesmo quando são negativos.
É o chamado “Direito Sistêmico”, que visa utilizar as leis para tratar questões geradoras de conflito sob uma ótica que rege as relações humanas (ciência das constelações familiares sistêmicas).
Esta lei nos ensina que cada pessoa tem seu lugar e deve ocupá-lo. Quem nasceu ou chegou primeiro, tem precedência sobre aquele que vem depois em seu sistema familiar. Desta lei é que vem a compreensão de que os pais vieram antes dos filhos, portanto compete a eles cuidarem, nutrirem e guiarem seus filhos.
A Constelação Familiar é uma prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir de revelação obtidas em dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.
A constelação familiar é um tipo de terapia psicológica que tem como objetivo facilitar a cura de transtornos mentais, especialmente aqueles que podem estar sendo estimulados pela dinâmica e as relações familiares, através da identificação de fatores de estresse e seu tratamento.
Como funciona a constelação familiar individual Com ajuda do terapeuta, o cliente coloca em um campo os objetos que vão representar a família. Esses objetos são dispostos de acordo com a imagem inconsciente que ele tem do seu sistema familiar. É importante sentir a emoção, uma energia diferente.
Após uma Constelação Familiar, acontece o que geralmente acontece após uma cirurgia: vamos para o hospital porque estamos com um sintoma e sofrendo. Então, depois do procedimento, acabamos ficando piores do que antes, por alguns dias ou semana, conforme a cirurgia.
É normal depois de constelar, querermos racionalizar e questionar o que foi visto, e isso enfraquece o seu campo, principalmente se você tentar explicar isso para alguém que não entende, não sentiu e não viu, e com certeza vai fazer sua interpretação e mais, vai dar opinião sobre aquilo que ela não sabe.
Uma única sessão tem efeitos por semanas, meses e às vezes até mais de um ano. Por esta razão, orienta-se a não constelar duas vezes o mesmo assunto, a não ser que tenham surgido, depois de um tempo considerável, novos fatos relevantes relacionados ao assunto inicialmente constelado.
Outro exemplo de situações que podem ser consteladas são situações de repetições de perdas, por exemplo, perdas financeiras. Se no contexto familiar é comum perder, pode-se olhar o que motiva as perdas através de uma constelação.
Família de Origem (nascimento)
Constelação Familiar Sistêmica é uma terapia criada pelo psicanalista alemão Bert Hellinger, que ocorre de forma energética e fenomenológica. A terapia acontece em um local onde haja espaço para um grupo de pessoas e sua movimentação.
Como escolher um tema para constelar?