Placenta acreta A placenta acreta é uma situação em que a placenta possui uma fixação anormal ao útero, resistindo para sair na hora do parto. Esse problema pode causar hemorragias com necessidade de transfusão de sangue e, nos casos mais graves, remoção total do útero, além de colocar em risco a vida da mulher.
Placenta prévia é a implantação da placenta sobre o orifício interno do colo ou próximo dele. Normalmente, ocorre sangramento vaginal vermelho vivo e indolor após 20 semanas de gestação. O diagnóstico é feito por ultrassonografia transvaginal ou abdominal.
10 passos para você ter uma gestação saudável e melhorar a qualidade de vida
Causas da restrição de crescimento intra-uterino Uma causa comum é a insuficiência placentária. Uma vez que a placenta é o tecido que une a mãe e o feto, ela transporta oxigênio e nutrientes para o bebê e permite também a passagem de resíduos do bebê para a circulação da mãe./span>
Hoje em dia, sabe-se que o responsável por isso é um elemento chamado de stress oxidativo, um tipo de desequilíbrio biológico que acaba fazendo com que a placenta envelheça mais rapidamente.
Isso acontece porque a audição do bebê fica protegida pelos músculos da barriga da mãe, pela placenta e pelo líquido amniótico.
A placenta pode ser classificada em quatro graus, entre 0 e 3, que vão depender da sua maturidade e calcificação, que é um processo normal que ocorre ao longo da gravidez. Porém, em alguns casos, ela pode envelhecer cedo demais, o que requer uma avaliação frequente pelo obstetra, de forma a evitar complicações.
Grau 0 – placenta homogênea, sem calcificações. Grau I – placenta heterogênea, apresenta pontos brancos (ecogênicos) dispersos pela placenta. Grau II – placenta heterogênea, apresenta agrupamentos de calcificações que formam imagens que parecem uma vírgula./span>
O grau de maturidade da placenta pode ser obtido pela intensidade, quantidade e extensão de calcificação da placenta. Assim, o grau da placenta é uma forma de avaliar o amadurecimento ou calcificação da placenta e, como consequência dessa avaliação, aferir sobre o bem-estar e o óptimo desenvolvimento fetal.
Significado de Tópica substantivo masculino Doutrina dos tópicos ou dos remédios tópicos, dos medicamentos cuja aplicação é feita num lugar específico. adjetivo [Medicina] Relativo ao medicamento aplicado num lugar específico.
O que é uma gestação gemelar? É uma gravidez de mais de um feto. Ela pode acontecer porque o embrião se partiu, gerando gêmeos idênticos ou porque a mulher ovulou mais de um óvulo e foi fecundada por espermatozoides distintos, gerando mais de um bebê – nesse caso eles são diferentes./span>
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas./span>