Para Chevalier (1988) o triângulo representa, além de tudo, a beleza. Todavia, ele já foi representado para simbolizar a morte. O triângulo também pode representar, entre outras coisas, a luz, harmonia, Deus, força, sabedoria. ... As três fases da vida: nascimento, fertilidade e morte.
O Olho da Providência é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação da divina providência, o olho de Deus observando a humanidade.
Muito usado em ebós elaborados para aos Orixá-funfum (orixás dos primórdios). O efum simboliza o Dia, por isso, quando em pó, seja soprado ou friccionado seco é utilizado com o objetivo de expandir, vitalizar, iluminar, clarear, despertar, avivar.
Os Ponto riscado ou ponto cabalístico em religiões afro-brasileiras como o Candomblé, a Umbanda, a Quimbanda e a Quiumbanda é uma grafia sagrada que se refere à diagramas desenhados a mão como ângulos, retas, flechas, símbolos representativos, desenhos geométricos, pontos cardeais etc representando a assinatura do Guia ...
Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. ... Acredita-se que o Ori e o Odu - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida.
Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.
Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.
Mastigado sem ser engolido, o obi difunde seu gosto amargo pela boca. Faz contrair as faces dos menos acostumados. O obi também comanda a cena, estabelece o tom (ou o sabor) da experiência. ... Mastigar obi no rito é atividade de um “nós”: cada uma contribui com a preparação do alimento do ori, juntando a ele seus fluidos.
Pote de Obi Branco Nacional com 24 unidades. Semente conhecida também como Noz de Cola. O Obi é muito usado em rituais religiosos de matriz africana, fundamental em algumas liturgias.
O trabalho é compreendido como um ritual poeticamente inspirado na prática de ofertar comidas para a cabeça em cerimônias religiosas de matriz afro-brasileira. Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”.
A etapa número 1 consiste em dar o bori: sentado no chão, o abiã é banhado pelo sangue de animais sacrificados na sua frente, geralmente aves. Terminado esse ritual, começa a preparação para o próximo passo, conhecido como orô. O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias.