Os osteócitos são essenciais para a manutenção da matriz óssea e sua morte é responsável pela reabsorção da matriz. Osteoblastos são células responsáveis pela síntese da matriz óssea.
Resposta. Acho que a imagem anexada já fala por si mesma, mas para efeito de argumentação, o osteoblasto é a célula ainda jovem e presenta longas ramificações citoplasmáticas, enquanto que o osteócito é a célula mais madura e tem suas ramificações contraídas.
Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio. Mas se encontra também: bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.
Constituição do tecido ósseo
Significado de Trabécula [Botânica] Formação de tecido celuloso nos vegetais, disposto em lâminas finas e que constitui parede em certos órgãos.
Estrutura linear muito fina do osso esponjoso, que reforça a estabilidade do osso compacto. As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas.
Já o osso trabecular é encontrado na porção interna dos ossos longos, corpos vertebrais e pelve. É mais ativo metabolicamente que o cortical e fornece suprimento inicial nos estados de deficiência mineral, sendo perdido mais rapidamente na osteoporose que o osso cortical.. .
O osso cortical é responsável por 80% da massa esquelética, está presente nas epífises dos ossos longos e é encontrado como revestimento de todos os ossos do organismo. É formado por séries de estruturas que estão muito próximas, chamadas osteons.
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.