A educação sistemática segue um padrão, ou seja, um sistema que auxilia no procedimento de ensino. Já a educação assistemática é algo como a educação informal, ou seja, não segue padrões como na instituição escolar formal.
Relação de proximidade temporal entre dois eventos, sejam eles dependentes um do outro ou não. Eventos reforçadores contíguos à resposta têm maior chance de aumentar a probabilidade de repetição da ação do organismo.
O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. ... O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato.
A relação de contigüidade descrita acima caracteriza o que Skinner (1948) chamou de comportamento supersticioso. Trata-se de um tipo de comportamento, no qual existe apenas uma relação acidental, entre uma resposta e a apresentação de um evento subseqüente.
Contingência pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais (Catania, 1993; Skinner, 1953; 1969; Todorov, 1985). ... QUANDO FALAMOS EM UMA RELAÇÃO DE CONTINGÊNCIA ESTAMOS NOS REFERINDO A UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE EVENTOS.
Na escola, por exemplo, reforço positivo é entendido como “elogiar o aluno”, e reforço negativo como “repreender ou depreciar o aluno”. Embora esses eventos possam fazer parte do processo que chamamos de reforço, isolados eles não podem ser interpretados como tal.
O uso do reforço positivo na educação é essencial para que a criança possa perceber melhor suas perdas e ganhos, bem como para estimular suas ações. Essa metodologia na Educação Infantil visa contribuir para as lições e ações, de maneira que a criança seja direcionada ao melhor desenvolvimento.