Álgebra é o ramo da Matemática que generaliza a aritmética. Isso significa que os conceitos e operações provenientes da aritmética (adição, subtração, multiplicação, divisão etc.) serão testados e sua eficácia será comprovada para todos os números pertencentes a determinados conjuntos numéricos.
Álgebra: Resolver equações algébricas
Para iniciar os estudos em álgebra linear, é necessário ter um contato prévio com a geometria analítica, ter noções sobre sistemas de equações lineares, matrizes, determinantes e também sobre vetores. Uma vez habituado com estes temas, é possível aprender conteúdos mais aprofundados em álgebra linear.
Para começar a aprender álgebra, você precisa ter os conhecimentos fundamentais da matemática, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Esses pontos primários são cruciais antes do aprendizado algébrico. Se você não os houver dominado, será difícil lidar com os conceitos mais complexos que virão a seguir.
Para facilitar o aprendizado, a matemática é subdividida em aritmética, álgebra, trigonometria e geometria.
René Descartes, já afirmava que: 'Matemática é uma ferramenta para se fazer ciência, mas não é uma ciência'. Isso ocorre, pois palavras e números não existem na natureza, portanto não são ciência. ... A função mais importante da Matemática na ciência é o papel que ela possui na expressão de modelos científicos.
A Matemática não é exata. Existem ramos da Matemática que fornecem precisão, mas a exatidão não está presente em todas as suas áreas de estudo. Um forma de comprovar é através da existência de vários paradoxos matemáticos, uma ideia contrária à lógica.