O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.
d) (F) A aquisição de bens pela execução de restos a pagar (relativos a empenhos do exercício anterior) é registrada nas contas de variações ativas orçamentárias. ... Quanto ao sistema patrimonial, pode-se afirmar que: a) (X) Registra bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido.
Sob a ótica das especializações da Contabilidade Pública, qual Contabilidade específica deverá evidenciar o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada? a) Orçamentária.
O regime misto é um regime contábil que mescla o regime de caixa e o regime de competência. No Brasil é definido na Lei nº 4.
O regime contábil adotado para a contabilidade pública é o Regime Misto, ou seja, Regime de Caixa para as Receitas e Regime de Competência para as Despesas. Este procedimento revela a preocupação que o poder legislativo teve para que os gestores públicos não comprometessem recursos que ainda não foram arrecadados.
Registro de receitas e despesas. O regime de competência é um método para realizar o registro de lançamentos contábeis na data em que o evento acontece. Ou seja, na data do documento da receita ou despesa realizada. Não importa quando vai ser pago ou recebido, mas sim quando foi realizada a transação.
A Contabilidade Pública é uma área que permite manter o controle permanente do patrimônio público. Ela diz respeito à administração direta e indireta, incluindo órgãos do governo, empresas públicas, sociedades de economia mista, agências regulamentadoras, autarquias e fundações.
A diferença da Contabilidade Pública para a Contabilidade Privada é que a Privada estuda o patrimônio particular e a Pública tem como objetivo controlar o patrimônio público. ... A Contabilidade Pública registra todos os atos e fatos administrativos públicos Federal, Municípios, Estadual, além das Autarquias privadas.
O objetivo da Contabilidade Pública é o de fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas ...
A contabilidade está presente em todos os setores, desde o controle financeiro pessoal até em empresas multinacionais, sem deixar de lado o setor público. As áreas de atuação da contabilidade abrangem qualquer atividade que exija controle e análise, ou seja, é uma atividade inerente à própria civilização.
A contabilidade pública é regulamentada especialmente pela Lei 4.
O PCASP atende às necessidades dos entes da Federação e dos demais usuários da informação contábil e está em conformidade com os princípios da administração pública, com as leis de finanças e orçamento público e com as normas e princípios contábeis.
06- Estão excluídas do campo de aplicação da Contabilidade a) as reuniões de pessoas sem organização formal, ausência de finalidade explícita e inexistência de quaisquer recursos específicos. ... e) as pessoas jurídicas dispensadas pelo Fisco do cumprimento das obrigações relativas à escrituração.
Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA). As variações patrimoniais aumentativas apresentam os valores reconhecidos pelo regime de competência, ou seja, registrados com base na ocorrência do fato gerador.
As variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem a situação líquida patrimonial. Já as variações qualitativas são decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o a situação líquida patrimonial. 16.
DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.
Subtraia o total de passivos do total de ativos para determinar o patrimônio líquido. Essa é simplesmente uma reorganização da fórmula básica de contabilidade: ativos = passivos + patrimônio líquido se torna patrimônio líquido = ativos - passivos.