“Alterações visuais, turvação visual, escotomas (ver 'estrelinhas') podem estar relacionadas a uma elevação aguda da pressão arterial. Porém, isso só ocorre em raros casos e quando a pressão arterial está muito elevada – ou quando essa elevação ocorreu de forma aguda”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa.
“Quando as 'estrelas' são produzidas no cérebro, essas ocorrências recebem o nome de 'fosfênios' e são conseqüência de descargas elétricas no córtex occipital, área do cérebro relacionada à visão.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
"São normalmente de curta duração e ocorrem devido à estimulação das células da retina ou do próprio córtex occipital", diz Rabello. O fenômeno, porém, muda de nome e passa a se chamar fotopsia quando é "fabricado" na retina, geralmente como resultado do atrito desta com o humor vítreo (um gel que preenche os olhos).
Isso significa que se algum objeto externo entrar no vítreo (sangue ou outras células, por exemplo), ele irá ficar por lá. E quando esses pequenos pedaços de detritos oculares tampam a passagem da luz pelo olho, eles podem lançar sombras na retina. Essas são as sombras que percebemos como as moscas volantes.
Primeiramente o médico administra colírios para dilatar as pupilas e anestesiar os olhos do paciente. Então usa o laser, que se parece com uma lâmpada, para destruir as Moscas Volantes. Os pacientes participantes disseram sentir pressão durante o tratamento, mas o consideraram indolor.
As chamadas moscas volantes são pequenas frações de vítreo condensadas (grumos), formadas quando esse gel do globo ocular se solta da retina, o que é um processo natural que ocorre quando envelhecemos.
O descolamento inicial da retina pode ser localizado ou amplo, todavia se não se efetuar um tratamento rápido toda a retina pode descolar, levando à perda da visão e cegueira. O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente.
O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.
Como prevenir o descolamento de retina ?
De acordo com o oftalmologista Plínio Boin, quando a retina está fragilizada, qualquer impacto pode fazer com que ela se descole novamente. "Dependendo do tipo de procedimento realizado, a pessoa não pode nem andar de avião, ou então, deve dormir de barriga para baixo.
O tempo da cirurgia depende do método definido pelo médico, variando de 10 minutos a 1 hora. A recuperação ocorre entre 7 e 15 dias, dependendo do caso. Após a cirurgia, é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório.
Mogi irá pagar tabela SUS – Sistema Único de Saúde, ou seja, R$ 920,11 por cada cirurgia de catarata, com investimento total de R$ 1. entre pré-operatório, cirurgia, consultas pré e pós.
Após a cirurgia de catarata, recomenda-se repouso relativo e não absoluto, com um atestado médico de, no mínimo, 7 dias do seu trabalho. Este período é para que descanse sua visão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com todas as mudanças.