De acordo com o dicionário Larousse da língua portuguesa (2004, p. 445) o conceito de jogo é “exercício ou divertimento sujeito a regras determinadas, com ou sem apostas”. Ainda segundo o dicionário Larousse da língua portuguesa (2004, p. 49) neste viés, o conceito de aprendizagem é “ato ou efeito de aprender”.
Brinquedos não estruturados são materiais simples que permitem às crianças transformar objetos, oportunizando uma experiência nova e enriquecedora da brincadeira.
No jogo estruturado, a criança se engaja em um determinado ambiente onde as matérias, instruções e ajudas implícitas e explícitas são feitas para ajudarem-na a alcançar seu objetivo, ou seja, ela é induzida à forma “certa” de brincar e de chegar ao destino desejado da brincadeira.
A orientação conceitual dos trabalhos partiu do pressuposto de que as brincadeiras de rua podem ser compreendidas como dinâmicas sociointeracio- nais, por meio das quais as pessoas criam expressões simbólicas para diferentes ações compartilhadas coletivamente.
É uma forma de jogo livremente estruturada que geralmente inclui encenação, substituição de objetos e comportamento não-literal. O que separa a brincadeira de outras atividades diárias é o seu aspecto divertido e criativo, em vez de ser uma ação realizada em prol da sobrevivência ou da necessidade.
As crianças devem ser encorajadas a fazer o que sentirem vontade: elas podem pintar o asfalto com giz, jogarem futebol, ou brincar com suas bicicletas e patinetes. Uma festa de rua é um pequeno evento particular organizado por moradores para moradores e que envolve comidas, bebidas, brincadeiras e música.
São brincadeiras que fazem parte do imaginário de muitos adultos, mas que hoje raramente são vistas nas ruas. Em tempo de modernidade e avanços tecnológicos, as conhecidas telas de celulares, computadores, tablets e televisão substituem os passatempos antigos.
Essas brincadeiras citadas acima, além de divertidas, estimulam a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a sociabilidade e a competitividade de uma forma saudável. Mas para isso é preciso incentivar, participar, mostrar como tudo isso fez parte da sua vida e fez um bem danado.
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
1) Os jogos e brincadeiras tradicionais são atividades lúdicas e se apresentam como manifestações culturais ligadas à transmissão oral, folclore e cultura popular. Tais brincadeiras são poderosas ferramentas para o desenvolvimento infantil.
É um jogo bem antigo que tem sua origem na China mas foi no Japão que recebeu esse nome “Jokenpô” e se popularizou para o mundo todo. Aqui em nosso país é conhecida como Pedra, Papel ou Tesoura. ... Assista ao vídeo Pedra, Papel e Tesoura/Joquempô/Desenho animado educativo/Para criancinhas e aprenda como se brinca.
No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. ... Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man.