Basicamente, ágio é um valor adicionado incorporado a algum bem. Podemos defini-lo como um valor a mais que pode ser requisitado tanto por uma imobiliária, quanto por uma pessoa física. Em algumas transações, o ágio pode ser considerado um juro ou até mesmo lucro em cima do que está sendo comprado.
Em transações imobiliárias, na prática, a venda do ágio é uma cessão de direitos transferida para o novo comprador sob a contraprestação deste ressarcir, total ou parcialmente, ou até mesmo pagar um valor a mais ao antigo comprador pelo o que ele pagou no imóvel.
1. Benefício em câmbio ou desconto de dinheiro. 2. Excedente entre o valor da moeda e o seu preço acidental.
O Fundo de comércio (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo. Em alguns casos, incorre-se em gastos para gerar benefícios econômicos futuros, mas que não resultam na criação de um ativo intangível que se enquadre nos critérios de reconhecimento estabelecidos.
O goodwill subjetivo pode ser definido, segundo Iudícibus (1997:205), como: a diferença entre o valor subjetivo da entidade em determinado momento e o valor da aquisição dos ativos, ou também: a capacidade de a entidade gerar lucros que XI Congresso Brasileiro de Custos – Porto Seguro, BA, Brasil, 27 a 30 de outubro de ...
Tecnicamente, Teste de Impairment trata da redução do valor recuperável de ativos. Na prática, significa que empresas deverão periodicamente avaliar os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no BP. O teste atende às Normas Contábeis Brasileiras (CPC 01).