Em sua versão moderna. a teoria ácido-base de Arrhenius define um ácido como qualquer substância que pode aumentar a concentração de íons hidrônio/hidrogênio, H3O+, em solução aquosa. Por outro lado, uma base é uma substância que aumenta a concentração de íons hidróxidos, OH-, em água.
A base conjugada de um ácido de Brønsted-Lowry é a espécie que é formada após o ácido doar o seu próton. O ácido conjugado de uma base de Brønsted-Lowry é a espécie formada após a base aceitar um próton.
Faça os exercícios! Ácido é toda espécie química doadora de prótons H+. ... Base é toda espécie química receptora de prótons H+.
-Numa reação entre um ácido e uma base, o ácido atua como o doador de prótons e a base como o aceptor de prótons. O íon H+ é considerado um próton, então na reação o ácido perde um H+ e a base recebe esse H+. ... E quanto mais forte for a base mais fraco é o seu ácido conjugado. “Os fortes reagem para formar os fracos”.
Quanto mais forte for um ácido de Brönsted, mais fraca será sua base conjugada, pois sempre o conjugado de um ácido forte é fraco e vice-versa./span>
Bases fortes: bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2); Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Base forte é base cuja constante de dissociação é elevada,em que a substância em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. ... As bases dos demais metais são consideradas fracas, sendo quase insolúveis.
São ácidos fortes aqueles que, em solução aquosa, se ionizam extensamente e são ácidos fracos aqueles que, também em solução aquosa, se ionizam em percentagem reduzida. ... Tal como acontece para os ácidos, também para as bases existem bases fortes e bases fracas./span>
Ácido e base mais fracos possuem menor energia potencial que ácidos e bases mais fortes. Kw = constante do produto iônico da água. Kw = constante do produto iônico da água. ➢ O produtos das concentrações do íons hidrônio e do íons hidróxido é apresentado ao lado, sendo uma constante./span>