O que é mobilidade dental? De acordo com a profissional, quando um ou mais dentes apresentam um amolecimento é um sinal de uma disfunção ou doença das estruturas periodontais. “A mobilidade dental é a possibilidade do dente de se deslocar em vários sentidos.
Podemos listar diversos motivos que podem levar ao amolecimento de um dente permanente, mas existem três que são os principais: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo. Entenda cada um deles: Periodontite: essa é a causa mais comum e, na maioria das vezes, acontece devido a má higiene bucal.
Os dentes estão em movimento durante toda a vida. Esta mobilidade fisiológica funcional ocorre diariamente, de forma discreta, em todos os dentes naturais e saudáveis. Acontece, por exemplo, durante a mastigação e deglutição dos alimentos, entre outros fatores (ver abaixo). Mas não se preocupe…২৩ মে, ২০২০
Especialista explica que essa sensação é verdadeira, mas o processo é normal durante o tratamento ortodôntico. Quem usa ou já usou aparelho ortodôntico já sentiu, principalmente depois de uma consulta ao dentista, os dentes ficarem moles, não é? Pois saiba que isso não é apenas uma falsa impressão, não.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico O normal é que essa dor dure até 5 dias. “Caso se prolongue por mais tempo, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade, como força excessiva, por exemplo”, alerta.
Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, esse período dura pouco e os sintomas desconfortáveis somem após alguns dias. Para ajudar você a passar por essa fase com mais tranquilidade, listamos algumas dicas de como se adaptar ao aparelho dentário.
Assim como explica a dentista, a novidade do aparelho na boca traz um certo desconforto, principalmente aos lábios e bochechas. “É comum o aparecimento de aftas ou ulcerações logo no início do tratamento quando o aparelho é colado, mas depois estas lesões se tornam menos comum”, destaca Laura.
Como funciona a montagem de aparelho ortodôntico?