Kénosis é o ato de se esvaziar de si mesmo, sem perder a própria identidade, para se fazer abertura ao outro e se encontrar no outro. Ela é um chamado do Pai ao teólogo a ser discípulo-missionário de Jesus pela força, sabedoria e coragem do Espírito Santo para assim ser sinal e seta, hoje.
Portanto, na kénosis de Jesus se dá a plena autocomunicação da Trindade, ou seja, a autocomunicação do pathos de Deus. Nessa autocomunicação Deus assume nossa história, história de vulnerabilidade, fazendo dela sua. Na cruz de Jesus Deus triúno experimenta a máxima fraqueza, a máxima distância, a máxima fragilidade.
Significado de Cristologia substantivo feminino Parte da teologia consagrada à pessoa e à obra de Cristo.
União hipostática (também conhecida como união mística ou dupla natureza de Cristo) é a doutrina clássica da cristologia que afirma ter Jesus Cristo duas naturezas, sendo homem e Deus ao mesmo tempo.
Significado de hipostático Que faz referência à hipóstase. [Teologia] Que forma uma só pessoa: união hipostática do Verbo com a natureza humana. [Medicina] Que se refere à hipóstase.
Jesus Cristo possui duas naturezas, uma carnal, humana e visível, enquanto outra é espiritual, divina e invisível. Jesus é o homem visível, imanente à criação, e Cristo é o Espírito invisível e transcendente ao corpo, é a manifestação visível da Totalidade invisível, do Logos.
Doutrina espírita – Considera Deus a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, eterno, imutável, imaterial, único, onipotente e soberanamente justo e bom. Reconhecem a inexorabilidade das leis naturais, contudo todas as leis da natureza são leis divinas, pois Deus é seu autor.
Belém
Este artigo, através de pesquisas bíblicas e nos documentos da Igreja, mostra que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; de acordo com o Concílio de Niceia Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que possui alma, conhecimento e vontade humana e divina.
Bayt Lahm em árabe ou Beit Lehem em hebraico são uma e a mesma coisa: a Casa do Pão. É o nome da cidade onde nasceu Jesus, como acreditam os cristãos, a Belém de David, nascido pastor e coroado rei e a terra da Palestina que hoje vive estrangulada por um muro de segurança imposto por Israel.
A grande maioria dos cristãos venera Jesus como a encarnação de Deus, o Filho, a segunda das três pessoas na Santíssima Trindade....Jesus.
O único lugar do mundo que a gente pode chamar de casa de Jesus. As duas cavernas ficam em Nazaré, a cidade de onde os antigos diziam que nada de bom poderia vir. De onde veio Maria, onde viveu Jesus.
As principais cidades da Galileia no tempo de Jesus eram Nazaré, Cafarnaum e Tiberíades. Embarque com a Unitur para conhecer de perto essa região. Foi em Nazaré que Maria e José viveram, onde Jesus passou boa parte da sua infância e onde teve início a sua vida pública.
Betsaida
Localização de Naim A cidade de fica no sopé do monte Tabor; é uma vila muito pobre, esta cidade fica a cerca de um dia de caminhada da cidade de Cafarnaum que em hebraico significa Aldeia da consolação. Naim significa aconchego, tranqüilidade, calma, o que nos leva a crer que aquele era um bom lugar de se viver.
A Sinagoga de Cafarnaum é uma bela construção em pedra calcária branca, com decoração rebuscada, que apesar de lembrar os templos romanos, possui muitos símbolos judaicos. Símbolos judaicos nas ruínas romanas. Alguns dos amigos de Jesus Cristo, se tornaram discípulos da sua caminhada e viveram em Cafarnaum.
Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem.
Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".
Narrativa bíblica De acordo com João, este milagre ocorreu próximo a Porta das Ovelhas, nos Tanques de Betesda; reservatórios que sazonalmente recebiam peregrinos com a supersticiosa intenção de receber as propriedades curativas de suas águas.
Jerusalém
As portas da cidade ou portas da vila faziam parte das muralhas de uma cidade ou vila fortificada. Até à época moderna, constituíam os únicos pontos de entrada dentro das muralhas da povoação. ... Estas portas podiam ter a função de posto de controlo aduaneiro ou podiam ser, meramente, cerimoniais.
A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I. O comprimento das muralhas é 4 018 m, a sua altura média é 12 m e a espessura média 8,5 m. As muralhas contêm 34 torres de vigia e 12 portas de entrada.
Porta Dourada
A parede, formada por pedras de calcário, é o que restou do chamado Segundo Templo de Jerusalém, na capital judaica, no lugar do original Templo de Salomão. O Primeiro Templo foi destruído pelos babilônios no ano de 586 a.C., e a nova construção se deu a partido do ano 516 a.C..
Neemias viveu durante o período em que Judá era uma província do Império Aquemênida, e havia sido designado copeiro real no palácio de Susa; o rei, Artaxerxes I (Artaxerxes Longimanus), parece ter tido um bom relacionamento com seu funcionário, como evidência a longa licença que lhe foi concedida durante a restauração ...
3000 a.C.
Segundo a tradição judaica, a cidade foi fundada por Sem (filho de Noé) e Éber (bisneto de Sem), antepassados de Abraão. Nos contos bíblicos, Jerusalém era uma cidade Jebusita até o século X a.C., quando David conquistou-a e fez dela a capital do Reino Unido de Israel e Judá (c. anos 1 000 a.C.).
Uma das cidades mais antigas da humanidade, Jerusalém deveria ser um símbolo da tolerância e da busca pela paz — cristãos, muçulmanos e judeus consideram o local sagrado por abrigar símbolos que são pilares dessas religiões. ... Não seria a primeira vez que as diferenças dividem Jerusalém.
Por volta do 19º ano de Nabucodonosor em 587 a.C, Jerusalém foi destruída no seu terceiro sítio. Tanto as muralhas da cidade quanto o templo de Jerusalém (cuja construção era atribuída ao rei Salomão e que por isso era chamado de O Templo de Salomão) foram destruídos.