Já os materiais que transmitem facilmente calor de um corpo para o outro são considerados bons condutores térmicos, e os melhores exemplos desse tipo de material são os metais, que, por isso, são utilizados na confecção de panelas, ferros de passar, etc.
Quanto menor o coeficiente, melhor o resultado obtido pelo material. Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
alumínio
Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.
Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas.
Condutores são materiais que, por conterem elétrons livres, permitem a passagem de corrente elétrica. São exemplos os metais, como o ouro e o cobre. Isolantes são materiais que, por não conterem elétrons livres, dificultam a passagem de corrente elétrica. São exemplos o plástico e o ar.
A condutividade elétrica de uma solução de nutrientes e água pode ser expressa como Siemens por cm (S/cm) , millisimens por cm (mS/cm) ou Microsimens por cm (μS/cm). A maioria dos medidores portáteis vendidos para hidroponia e cultivo indoor utilizam a medição em μS/cm ou mS/cm.
Para calcularmos sua condutividade, basta calcular o inverso de sua resistividade – e não o inverso da resistência elétrica, que é chamada de Condutância – cuidado para não confundir os termos!