A histiocitose X compreende um grupo de distúrbios do sistema reticuloendotelial, que se caracteriza pela proliferação de macrófagos anormais (histiócitos), havendo ou não reação inflamatória de eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares associadas, comprometendo tegumento, ossos, vísceras e determinados órgãos.
A histiocitose sinusal com linfadenopatia maciça, descrita em 1969 por Rosai e Dorfman,1 é doença benigna e autolimitada, caracterizada por linfadenopatia cervical usualmente acompanhada por febre, leucocitose com neutrofilia e hipergamaglobulinemia policlonal.
Fique por dentro!
Abaixo, o especialista destaca os 10 principais pontos para fortalecer a barreira da pele:
A barreira de proteção, também chamada de manto hidrolipídico, é como se fosse uma película que protege a epiderme, que, por sua vez, é constituída por 5 camadas. Para entender melhor a sua fisiologia, a dermatologista explicou a função de cada camada da epiderme.
Hoje vamos falar sobre o manto hidrolipídico. É uma camada superficial da nossa pele que a protege contra raios solares, evita perda de água e infecções e irritações, por isso devemos mantê-la sempre em dia. Lipídico=óleo (cerâmicas, ácidos graxos livres e colesterol).
A camada mais superficial da pele (aquela em contato com o meio externo), o estrato córneo, possui o chamado manto ácido, responsável por manter a pele em condições homeostáticas ótimas. Enquanto camadas mais internas da epiderme possuem pH 7,0 (neutro), o estrato córneo possui pH ácido.