A exposição dos indivíduos a doenças transmissíveis; O baixo número de anti-corpos; A contaminação do corpo devido alguma doença; A alimentação e qualidade de vida, entre outros.
Tão natural quanto mostrar alegria e tristeza é a expressão de ficar doente. Dentre o vasto repertório de manifestações dos animais, o “comportamento doentio” – como é chamado entre especialistas – é a demonstração de desânimo, prostração, falta de apetite e vontade de não fazer nada.
Desta forma, para saber se está bem de saúde é necessário avaliar os seguintes parâmetros:
Quando nosso organismo é invadido por agentes infecciosos, os glóbulos brancos são ativados e começam a combater esses invasores. Esse processo aumenta a produção de agentes inflamatórios “do bem”, chamados prostaglandinas, que ajudam no processo de eliminação da infecção.
As doenças que "temos" apenas uma vez são causadas por vírus e nosso organismo cria anticorpos contra eles. Com exceção da gripe porque o vírus da gripe é mutante, se modifica a cada ano.
Nem todos adoecem e não ficamos doentes o tempo todo por conta do nosso Sistema Imunológico que trabalha constantemente para nos proteger de infecções causadas por Microorganismos patogênicos.
Quando o nosso organismo é invadido por micro-organismos, os glóbulos brancos presentes nos linfonodos, próximos ao local da invasão começam a se multiplicar ativamente, para combater aos invasores. Por isso quando ocorre uma infecção, os linfonodos aumentam de tamanho (incham), formando adenomegalias ou íngua.
Resposta. Resposta: Resumidamente, ficamos doentes, pois, o nosso corpo leva um certo tempo para reconhecer o antígeno e produzir os anticorpos contra ele, logo, este tempo se resume no período que ficamos doente.
Quando o mesmo vírus ataca o corpo novamente, o sistema imunológico reconhece o vírus e age aplicando o mesmo mecanismo de defesa, assim as doenças não consiguem atacar as pessoas mais de uma vez.
Resposta: O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico.
É possível pegar catapora duas vezes, no entanto, é uma situação rara que acontece, principalmente, quando existe enfraquecimento do sistema imune ou quando a catapora foi mal diagnosticada da primeira vez.
No início, os primeiros sintomas costumam ser febre baixa, por volta de 38ºC, e o surgimento de várias pequenas bolhas na parte lateral do abdômen. Após o primeiro dia, estas bolhas se espalham e passam a surgir no rosto, no couro cabeludo, nas pernas e nos baços, onde aparecem em menor quantidade.