Significado de Secreção substantivo feminino Ação ou efeito de secretar. [Fisiologia] Desenvolvimento e/ou descarga (numa glândula, órgão, organismo etc) de certas substâncias para o meio externo.
A secreção gástrica é formada por grande quantidade de ácido clorídrico e da enzima pepsina, ambos muito importantes para o início da digestão de proteínas.
As principais secreções do estômago são: Ácido Clorídrico (HCl), Pepsinas, Fator Intrínseco, Muco, Bicarbonato, Gastrina, Histamina. Grupo de proteases secretadas pelas células principais das glândulas gástricas. São secretadas como pró-enzimas inativas, denominadas pepsinogênios.
Regulação da Secreção Gástrica As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago. A histamina age nos receptores H2 das células parietais.
É secretado pela célula G no antro do estômago. O principal fator que estimula sua produção é a elevação do pH estomacal, porém distensão gástrica, alimentos ricos em proteínas, níveis séricos elevados de cálcio também podem estimular sua produção.
O principal fator que estimula sua produção é a elevação do pH estomacal, porém distensão gástrica, alimentos ricos em proteínas, níveis séricos elevados de cálcio também podem estimular sua produção.
Conheça dez tipos de alimentos capazes de agravar a gastrite
A sua liberação é estimulada quando da presença de alimentos no estômago, por aumento de volume estomacal, alimentos ricos em proteínas e também o aumento do pH gástrico.
O fator intrínseco (AO 1945: factor intrínseco) é uma glicoproteína produzida pelas células parietais do estômago. É necessário para a absorção de Vitamina B12 no íleo terminal. ... Da carência do fator intrínseco no estômago decorre a anemia perniciosa.
As células parietais das glândulas gástricas secretam uma glicoproteína, denominada fator intrínseco, que se combina com a vitamina B12 dos alimentos, tornando-a disponível para absorção no intestino. O processo ocorre da seguinte maneira: (1) o fator intrínseco liga-se fortemente à vitamina B12.